Em fevereiro acontece o Carnaval e sabemos que nesse ano a situação é diferente, principalmente em função da pandemia. Muitos eventos e desfiles foram cancelados ou transferidos.
Entretanto, no contexto organizacional o Carnaval pode ser utilizado como um motivo para integrar e aproximar as pessoas, deixando o ambiente mais leve e descontraído, principalmente em função da sobrecarga emocional que muitas pessoas estão sentindo.
Mesmo com a pandemia, é possível realizar algumas ações sem aglomerações, respeitando todos os protocolos estabelecidos.
Na sequência há 16 dicas para você se inspirar e criar uma ação que engaje e envolva as pessoas, reforce os valores da empresa e mostre que a empresa valoriza as pessoas:
- Happy Hour do Carnaval: promover um momento descontraído para a equipe, inclusive você pode envolver as pessoas na construção desse happy hour, cada um pode trazer algo que goste para dividir com a equipe. Esse happy hour pode ser on-line e/ou presencial. Se for on-line é possível realizar o envio de uma série de “lembretes” para que as pessoas se preparem para o happy hour, assim como enviar um kit para a casa de cada profissional.
- Almoço em equipe com decoração especial ou entrega de kits com guloseimas: que tal promover um almoço em equipe com o ambiente decorado com a temática do carnaval? Ou ainda, surpreender a equipe com a entrega de kits individuais de guloseimas para cada profissional?
- Decoração da empresa: investir na decoração da empresa, ou ainda, criar um painel com fotos da equipe recordando outros carnavais.
- Kit folia para o funcionário ou família: que tal fazer um kit folia com algo que possa ser compartilhado com a família, exemplo, tintas para pintar o cabelo, sprays, adereços etc. Algo que possa ser utilizado para criar uma experiência familiar, ou ainda, pode ser feito um desafio onde as pessoas podem utilizar o que tem no kit folia, fazer uma selfie e a foto mais votada ganhar um presente especial. O kit folia também pode ter alguns brindes como um copo colorido com a marca da empresa, incentivando que as pessoas tomem água, enfim, algo que faça sentido para a sua equipe.
- Folia solidária: essa é a minha ação preferida, que tal criar uma campanha para que a equipe se divida em blocos e cada bloco busque doações para ajudar uma entidade carente. Essa ação permite trabalhar o voluntariado e auxiliar pessoas que realmente precisam, fomentando inclusive o trabalho em equipe.
- Promover uma aula de samba (presencial ou on-line): a dança acaba fazendo com que as pessoas se movimentem e isso faz bem para a saúde, por isso é possível promover uma aula de samba, seja on-line ou presencial para levar descontração para o grupo.
- Distribuição de adereços: que tal distribuir adereços durante o dia de trabalho e realizar uma sessão de fotos descontraída.
- Cabine fotográfica: contratar uma cabine fotográfica e promover uma recordação desse período. As fotos também podem ser disponibilizadas nas redes sociais internas, ou ainda, incentivar que os profissionais postem nas suas redes sociais.
- Carnaval Seguro: promover palestras de conscientização sobre DSTs, consumo consciente de álcool ou assédio...
- Criar uma # para divulgar as ações realizadas durante o período do carnaval.
- Voucher: que tal disponibilizar um voucher para cada profissional para que possam investir em algo voltado para si e/ou para a família.
- Concurso de fantasias: que tal instigar a equipe a se fantasiar e premiar as fantasias mais votadas?
- Camisetas personalizadas: realizar uma dinâmica onde cada profissional recebe uma camiseta branca e deve personalizar com o mote do carnaval. A ideia aqui é também criar um momento de experiência, seja no home-office ou no presencial.
- Kit para os filhos dos funcionários: se o seu público interno tem profissionais com filhos, vale a pena investir em kits simples para serem distribuídos para as crianças, por exemplo, língua de sogra, apitos, tintas para pinturas nos rostos, distribuir máscaras de bichinhos etc.
- Vídeo aulas com dicas de fantasias e maquiagens: já que esse ano o Carnaval será diferente, é possível oferecer algumas vídeo aulas com dicas de como fazer uma fantasia ou ainda, dicas de maquiagem para o carnaval.
- Bloco dos valores: que tal utilizar o motivo do carnaval para fortalecer os valores da empresa? É possível pegar cada um dos valores da empresa e trabalhar os comportamentos desejados, exemplo: valor “Satisfação do cliente”, comportamentos que podem ser trabalhados: “atender sempre com um cumprimento”, “procurar ouvir o cliente...”etc. Você pode construir vídeos dos blocos de valores e liberar aos poucos durante o mês de fevereiro com o intuito de reforçar os comportamentos associados a cada um dos valores da empresa.
Quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.