16 ideias de endomarketing para o carnaval

10/01/2021

Em fevereiro acontece o Carnaval e sabemos que nesse ano a situação é diferente, principalmente em função da pandemia. Muitos eventos e desfiles foram cancelados ou transferidos. 

Entretanto, no contexto organizacional o Carnaval pode ser utilizado como um motivo para integrar e aproximar as pessoas, deixando o ambiente mais leve e descontraído, principalmente em função da sobrecarga emocional que muitas pessoas estão sentindo. 

Mesmo com a pandemia, é possível realizar algumas ações sem aglomerações, respeitando todos os protocolos estabelecidos.

Na sequência há 16 dicas para você se inspirar e criar uma ação que engaje e envolva as pessoas, reforce os valores da empresa e mostre que a empresa valoriza as pessoas: 

  1. Happy Hour do Carnaval: promover um momento descontraído para a equipe, inclusive você pode envolver as pessoas na construção desse happy hour, cada um pode trazer algo que goste para dividir com a equipe. Esse happy hour pode ser on-line e/ou presencial. Se for on-line é possível realizar o envio de uma série de “lembretes” para que as pessoas se preparem para o happy hour, assim como enviar um kit para a casa de cada profissional. 
  2. Almoço em equipe com decoração especial ou entrega de kits com guloseimas: que tal promover um almoço em equipe com o ambiente decorado com a temática do carnaval? Ou ainda, surpreender a equipe com a entrega de kits individuais de guloseimas para cada profissional? 
  3. Decoração da empresa: investir na decoração da empresa, ou ainda, criar um painel com fotos da equipe recordando outros carnavais. 
  4. Kit folia para o funcionário ou família: que tal fazer um kit folia com algo que possa ser compartilhado com a família, exemplo, tintas para pintar o cabelo, sprays, adereços etc. Algo que possa ser utilizado para criar uma experiência familiar, ou ainda, pode ser feito um desafio onde as pessoas podem utilizar o que tem no kit folia, fazer uma selfie e a foto mais votada ganhar um presente especial. O kit folia também pode ter alguns brindes como um copo colorido com a marca da empresa, incentivando que as pessoas tomem água, enfim, algo que faça sentido para a sua equipe.
  5. Folia solidária: essa é a minha ação preferida, que tal criar uma campanha para que a equipe se divida em blocos e cada bloco busque doações para ajudar uma entidade carente. Essa ação permite trabalhar o voluntariado e auxiliar pessoas que realmente precisam, fomentando inclusive o trabalho em equipe.
  6. Promover uma aula de samba (presencial ou on-line): a dança acaba fazendo com que as pessoas se movimentem e isso faz bem para a saúde, por isso é possível promover uma aula de samba, seja on-line ou presencial para levar descontração para o grupo.
  7. Distribuição de adereços: que tal distribuir adereços durante o dia de trabalho e realizar uma sessão de fotos descontraída. 
  8. Cabine fotográfica: contratar uma cabine fotográfica e promover uma recordação desse período. As fotos também podem ser disponibilizadas nas redes sociais internas, ou ainda, incentivar que os profissionais postem nas suas redes sociais.
  9. Carnaval Seguro: promover palestras de conscientização sobre DSTs, consumo consciente de álcool ou assédio... 
  10. Criar uma # para divulgar as ações realizadas durante o período do carnaval.
  11. Voucher: que tal disponibilizar um voucher para cada profissional para que possam investir em algo voltado para si e/ou para a família.
  12. Concurso de fantasias: que tal instigar a equipe a se fantasiar e premiar as fantasias mais votadas?
  13. Camisetas personalizadas: realizar uma dinâmica onde cada profissional recebe uma camiseta branca e deve personalizar com o mote do carnaval. A ideia aqui é também criar um momento de experiência, seja no home-office ou no presencial. 
  14. Kit para os filhos dos funcionários: se o seu público interno tem profissionais com filhos, vale a pena investir em kits simples para serem distribuídos para as crianças, por exemplo, língua de sogra, apitos, tintas para pinturas nos rostos, distribuir máscaras de bichinhos etc.
  15. Vídeo aulas com dicas de fantasias e maquiagens: já que esse ano o Carnaval será diferente, é possível oferecer algumas vídeo aulas com dicas de como fazer uma fantasia ou ainda, dicas de maquiagem para o carnaval. 
  16. Bloco dos valores: que tal utilizar o motivo do carnaval para fortalecer os valores da empresa? É possível pegar cada um dos valores da empresa e trabalhar os comportamentos desejados, exemplo: valor “Satisfação do cliente”, comportamentos que podem ser trabalhados: “atender sempre com um cumprimento”, “procurar ouvir o cliente...”etc. Você pode construir vídeos dos blocos de valores e liberar aos poucos durante o mês de fevereiro com o intuito de reforçar os comportamentos associados a cada um dos valores da empresa.

Quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

16 ideias de endomarketing para o carnaval

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?