7 ideias de endomarketing para o dia internacional da felicidade

14/03/2021

Você sabia que no dia 20 de março comemora-se mundialmente o dia internacional da felicidade?  Com a aprovação de 193 países-membros a proposta de Butão foi aceita, e o dia internacional da felicidade passou a compor o calendário oficial da ONU. Em 2013 comemorou-se pela primeira vez o dia internacional da felicidade e até hoje mantém-se essa comemoração. 

Diante de tantas notícias ruins e tragédias, o endomarketing pode aproveitar essa data para realizar uma ação de integração e bem-estar, afinal qual é o ser humano que não deseja ser feliz? 

Cada vez mais empresas têm levado esse conceito de felicidade no ambiente de trabalho para o seu dia a dia, até porque pesquisas da psicologia e da neurociência demonstram que temos mais sucesso quando estamos mais felizes. 

Corroborando com isso, estudo com mais de 275 mil participantes mostrou que com profissionais mais felizes no ambiente de trabalho, há menos dias de afastamento por doença, menos pedidos de demissão ou até mesmo demonstração de cansaço. 

Na sequência apresento dicas práticas para você aproveitar essa data e levar um pouco mais de ânimo e motivação para os profissionais da sua equipe:

  1. Dinâmica “O que te faz feliz?”: o intuito é promover uma escuta dos profissionais, buscando identificar o que faz com que as pessoas se sintam felizes. Aqui a ideia é que alguém da equipe possa fazer a mediação e você pode inclusive pedir que as pessoas separem fotos para compor uma imagem do que as torna felizes no dia a dia, ou ainda, uma nuvem de palavras. Você pode incrementar a atividade com outras perguntas: O que trouxe mais felicidade para você hoje? Qual foi o momento mais marcante e feliz da sua vida? O que você pode fazer hoje por você para se sentir mais feliz?
  2. Dinâmica dos 110 anos: convide os integrantes da equipe a realizarem a seguinte atividade “escrever uma carta para si mesmo imaginando que você tem 110 anos com conselhos que você daria sobre como ter mais felicidade, começando do ponto que você está...”. Essa é uma técnica do Tal Bem-Sharhar. 
  3. Palestra ou workshop sobre a felicidade: é possível levar métodos para que as pessoas possam compreender o conceito da felicidade e encontrar caminhos para se sentirem melhores. 
  4. Pílulas da felicidade: que tal desenvolver uma campanha de comunicação com dicas diárias de felicidade, por exemplo, você sabia que fazer exercícios físicos aumenta a sua felicidade? Desta forma, você pode trazer todos os argumentos para ajudar as pessoas a enxergarem formas de exercitar e sentir a felicidade no dia a dia. 
  5. Distribuir doces com frases ou mensagens relacionadas à felicidade.
  6. Entregar um Kit Felicidade com alguns elementos para trazer mais alegria e uma mensagem personalizada: exemplo “Nesse kit você está recebendo uma borracha para apagar as mágoas, um lápis para você escrever os seus sonhos, doces para adoçar o seu caminho...”. 
  7. Criar um painel onde as pessoas possam escrever o que torna o dia a dia delas mais feliz dentro da empresa. Isso pode ser utilizado como um termômetro para saber o que elas gostam na empresa. 

Quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

7 ideias de endomarketing para o dia internacional da felicidade

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?