A maioria das empresas não têm endomarketing estratégico, atua apenas com base em ações em datas comemorativas, ou seja, faz ações isoladas e que não estão integradas umas com as outras.
Alguns indicativos de empresas que acreditam que tem endomarketig, mas de fato não tem: semblante dos profissionais desmotivados (pessoas andam com a cabeça baixa, não tem o hábito de cumprimentar); problemas de comunicação interna são recorrentes; profissionais da empresa não divulgam os presentes e/ou cartões recebidos nas suas redes sociais; se as pessoas precisarem fazer algo que não faz parte do escopo de suas atividades, geralmente elas não fazem ou se fazem constumam reclamar; índices da pesquisa de clima organizacional são ruins; índice de participação da equipe nas pequisas de clima é baixo; se você perguntar para um profissional de forma aleatória qual foi a ação de integração ou relacionamento que ocorreu nos últimos três meses, é provável que ele não consiga responder rapidamente.
Ao longo dos anos da minha carreira tenho defendido a implementação de um endomarketing estratégico, inclusive apresento todo o meu método no curso on-line Endomarketing na Prática, onde há um passo a passo para desenvolver o planejamento de endomarketing estratégico e tornar o processo mais estratégico e consistente.
Dentro desse método sempre ressalto que um dos pontos que a empresa deve atentar é desenvolver indicadores de endomarketing, que mostrem se a empresa está no caminho ou não. Os indicadores nos permitem analisar se estamos no caminho e nos ajudam a corrigir as rota.
Na sequência apresento 8 indicadores que podem evidenciar como a sua empresa está nessa área. É importante ressaltar que no início da implemnetação do endomarketing vale a máxima "menos é mais", menos indicadores, mas consistentes.
Esses são apenas algumas das sugestões de indicadores, mas sempre vale analisar o seu contexto, a cultura da sua empresa... Os indicadores também nos ajudam a mostrar a importância da área e trazer mais relevância para o trabalho de endomarketing em si.
Você quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas para outras datas?Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.