Feedback é um desafio para a maioria dos líderes, sem sombra de dúvidas talvez seja uma das atividades mais difíceis para alguns, por uma série de fatores: medo de expor suas ideias, medo de magoar, medo da reação do profissional, desconhecimento de técnicas eficazes ou até mesmo falta de treinamento e capacitação para proporcionar feedback.
O fato é que para proporcionar feedback de forma assertiva é importante levar em consideração a empatia (habilidade de se colocar no lugar de quem está recebendo feedback), a própria comunicação (tem palavras que nunca devem ser utilizadas), gostar de gente, e mais do que isso considerar o feedback um verdadeiro instrumento de desenvolvimento das pessoas.
Poucas empresas ou equipes têm uma cultura de feedback. A cultura pode ser construída aos poucos, e deve sempre começar de cima, os profissionais que ocupam a alta gestão devem receber e proporcionar feedbacks com certa frequência.
Quando uma empresa tem uma cultura de feedback forte costuma ter equipes mais produtivas, mais focadas e com melhores resultados. Aliás a produtividade é algo que costuma chamar atenção, pois não há espaço para “mimimi”.
Mas de fato o que é feedback? Feedback é dar um retorno, uma resposta a uma determinada ação. O feedback deve ser muito focado no comportamento, no desempenho, e não sobre a personalidade ou sobre características pessoais. O feedback nunca é uma opinião.
Há alguma forma única de proporcionar feedback? Não, existem várias técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas, mas algumas práticas costumam valer para todos os líderes / equipes:
Evite ao máximo não se preparar para o feedback, focar em fatos passados, dar feedback em público, principalmente se forem negativos ou construtivos, basear-se em opiniões alheias, exagerar em críticas ou elogios. O feedback deve ser proporcionado na medida certa, somente assim servirá como um instrumento de crescimento.
Para criar uma cultura de feedback é importante que todos os líderes da empresa se empoderem das técnicas e sigam as recomendações acima. Além disso, recomendo que os líderes possam conhecer técnicas de feedback e que possam “treinar” muitas vezes antes de aplicá-las.
Feedback envolve comunicação e todos os líderes que buscam resultados precisam aprimorar as suas habilidades nesse sentido.
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