Como engajar os líderes nas ações de endomarketing?

29/10/2020

A área de endomarketing planeja uma série de ações, prepara todas as ações com carinho e no final, o líder não se compromete como deveria, muitas vezes simplesmente diz para as pessoas da sua equipe: o endomarketing enviou isso daqui para vocês, ou ainda, vocês nem precisam participar desse evento ou ação, é mais uma daquelas ações do endomarketing para nos tirar tempo. Quando isso acontece todo um trabalho que foi pensando, idealizado e mais do que isso preparado com muita atenção cai por terra.

O fato é que a maioria das pessoas, inclusive a liderança não sabe exatamente o que é endomarketing e o poder dessa ferramenta. Empresas com endomarketing forte tem profissionais mais felizes, melhores resultados financeiros, taxa de atração de candidatos muito maior, e ainda, uma série de outros benefícios, que inclusive repercurtem externamente, por exemplo, aumento da satisfação dos clientes. 

Para que situações como as mencionadas anteriormente não aconteçam o endomarketing deve preparar a liderança para que sejam "apoios" e que realmente valorizem esse trabalho do endomarketing. Ou seja, é necessário engajar a liderança e para isso você pode adotar algumas ações:

1. Envolver a liderança na construção das ações: tudo na vida funciona dessa forma, se você está envolvido com um projeto, dificilmente irá contra o mesmo. 

2. Desenvolver workshops de sensibilização, onde você não simplesmente fala sobre o que é endomarketing, mas você mostra na prática como funciona e como cada líder pode participar. Novamente aqui é importante utilizar metodologias ativas de aprendizagem para que esses workshops mexam com as emoções dos líderes.

3. Estabelecer uma linha direta do endomarketing com a liderança: a área de endomarketing precisa ter um excelente relacionamento com todos os líderes, e como sabemos da diversidade de  perfis de liderança, você precisa estabelecer algum canal e/ou meio no qual o endomarketing possa trocar ideias rapidamente com as lideranças. 

4. Criar momentos para avaliar as ações junto com a liderança e buscar ouvir as sugestões desses líderes. 

5. Sempre que possível evidenciar o quanto o endomarketing auxilia no aumento do comprometimento e engajamento dos profissionais, e para isso é importante ter indicadores, que evidenciem a evolução da empresa e da satisfação dos profissionais. Sem indicadores você simplesmente não consegue mudar percepções da liderança sobre o endomarketing. Agora imagine você apresentando um NPS alto, uma redução significativa na rotatitividade, o aumento do % de clientes satisfeitos, entre outros...

Quando você de fato engajar a sua liderança, vai perceber que ficará mais fácil conseguir um orçamento e/ou verba para a execução das ações.

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