2020 foi um ano díficil para muitas pessoas, um vírus que trouxe inúmeras preocupações e mudanças, perdas, quebra de paradigmas.
Diante desse contexto é comum algumas pessoas se sentirem desmotivadas.
Por isso, o líder precisa se dar conta do que precisa fazer para não deixar a desmotivação tomar conta do grupo, afinal há inúmeros estudos que mostram que contagiamos as pessoas a partir das nossas emoções. Ou seja, se alguém da equipe não está bem, é provável que influencie o restante do grupo.
Nesse sentido, resolvi compartilhar 5 dicas bem práticas para que os líderes coloquem em prática e consigam manter a equipe motivada:
1. Demonstre interesse em sua equipe: procure estabelecer reuniões individuais de alinhamento para ouvir as pessoas, entender o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado. Nessas reuniões é importante você prestar atenção em cada um dos profissionais da sua equipe, saber como estão se sentindo, e o que você como líder pode fazer para aumentar a motivação da equipe. Inclusive você pode fazer essa pergunta para cada profissional: O que você acredita que eu devo fazer para aumentar a motivação da equipe? Certamente, surgirão boas ideias e insights.
2. Promova feedbacks: aproveite para realizar feedbacks pontuais sobre a dedicação e o comprometimento de cada profissional. Você pode agendar uma reunião individual e elogiar cada profissional, e por fim, fazer a entrega de um cartão ou presente. Nesse momento é possível também reforçar os objetivos da área e/ou da empresa. O feedback deve ser genuíno no sentido de realmente auxiliar as pessoas a se sentirem valorizadas / motivadas.
3. Desenvolva as pessoas da equipe: elabore um plano de desenvolvimento individual e também promova momentos de conhecimento, troca de experiências de forma coletiva. Ou seja, procure investir em treinamentos voltados para o "ser", desenvolvimento do autoconhecimento e do propósito de cada profissional. Afinal, quanto mais as pessoas se autoconhecerem, mais conseguirão compreender como podem contribuir e como podem fazer o que faz sentido para elas.
4. Recompense os profissionais: procure criar formas de recompensar os profissionais, seja com um bônus, uma folga, um café da manhã especial, algo que faça sentido para a sua equipe. Aqui vale a pena utilizar a criatividade e pensar no perfil da equipe, o que essas pessoas gostam?
5. Celebre os resultados: crie momentos para celebrar os resultados e agradecer cada profissional da equipe.
Quer saber mais sobre isso? Inscreva-se no Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores da MKF.
Canal no Telegram para dicas gratuitas!