Endomarketing basicamente consiste em ter uma estratégia ou processo de fazer o marketing para os clientes internos da empresa, ou seja, a equipe de profissionais, destacando os aspectos positivos da organização, aumentando o engajamento e o comprometimento das pessoas.
O fato é que muitas pessoas não sabem o que é endomarketing e inclusive o confundem com eventos realizados em datas comemorativas, entrega de brindes, ou ainda, simples postagens em redes sociaiscom “felicitações” pelas datas. Canso de ver algumas empresas que fazem postagens, inclusive no LinkedIN e em outras redes, alusivas às datas, e internamente, os profissionais não são comunicados, não tem senso de pertencimento, ou seja, o que é mostrado externamente, não traduz a realidade interna, e ainda, essas postagens aleatórias de fato não se conectam com as emoções das pessoas, geralmente são textos do tipo: parabéns pelo dia XYZ. Pense comigo: quando você recebe um simples “feliz aniversário” você fica conectado ou consegue lembrar exatamente quem lhe enviou essa mensagem? Agora, quando você recebe uma mensagem que foi escrita para você com algo que tenha sentido para você, qual é a diferença?
A essência do endomarketing está em se conectar com as emoções das pessoas. Quando falamos de endomarketing, precisamos relacionar todas as ações com os fundamentos estratégicos da empresa, missão, visão, valores, propósito, e mais do que isso, trabalhar com as emoções. Por isso, sempre recomendo para os profissionais que analisem quais emoções sentiriam ao receber determinados presentes e/ou ao participarem de determinados eventos.
O endomarketing é uma excelente ferramenta para fortalecer a cultura organizacional, independente do tipo de cultura da empresa. Todas as empresas possuem uma cultura organizacional, que pode ser forte ou fraca.
Inclusive há um estudo de O`Reilly, Chatman e Caldwell que classificam oito perfis comuns de cultura: pragmático, colaborativo, estável, criativo, ágil, executor, consolidado e comprometido.
Para fortalecer a cultura desejada pela empresa por meio do endomarketing, é importante planejar e estruturar ações que tenham sentido para os profissionais e que evidenciem os “porquês” da empresa:
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