Feedback é um desafio para muitos líderes, principalmente quando este é voltado para a correção de comportamentos ou de atitudes inadequadas (Ex.: funcionário chega atrasado com certa frequência; funcionário desperdiça tempo do trabalho com assuntos aleatórios ou recursos da empresa etc.).
Muitos líderes têm dificuldades de proporcionar feedbacks para os profissionais das suas equipes, alguns são prolixos (falam, falam e se perdem nas próprias ideias), outros acabam sendo objetivos demais ou agressivos e não consideram as emoções/sentimentos dos profissionais, ou seja, muitos feedbacks acabam não funcionando. Outros líderes não sabem como falar sobre assuntos difíceis.
Destaca-se ainda que muitos profissionais não foram preparados para receber feedbacks. Ou seja, estão completamente fechados para ouvir como estão se saindo, preferem não conversar com o líder, pois não sentem confiança, e pensam que se ninguém fala nada é porque tudo está indo bem.
Há ainda uma falta de equilíbrio entre os feedbacks positivos e corretivos. Há líderes que chamam o funcionário para conversar somente quando as coisas não estão bem e esquecem do poder do elogio.
Pesquisas mostram que deveríamos dar 3 elogios para cada crítica, obviamente os elogios devem fazer sentido e estarem relacionados ao desempenho / esforço do profissional. Ex.: parabéns pelo esforço de produzir as 3 mil peças, isso é um feedback positivo para você.
As pesquisas de clima costumam evidenciar o quanto os líderes falham nesse processo de feedback e ao mesmo tempo, nota-se que as pessoas de forma geral estão ansiosas por feedbacks, tanto de reconhecimento quanto de correção.
Costumo dizer que feedback é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das pessoas, talvez mais poderosa que qualquer treinamento e/ou capacitação. Para comprovar isso, basta lembrar de algum feedback que você mesmo recebeu e que mudou a sua forma de ver ou perceber algo, ou ainda, alavancou a sua carreira.
Quando o feedback é proporcionado da forma correta, impacta positivamente a vida do profissional e os resultados da empresa.
Quantas vezes nos treinamentos orientei líderes sobre a forma como deveriam falar sobre determinados assuntos com os funcionários e muitos me trouxeram relatos da mudança de comportamento (os relatos mais impactantes foram de áreas comerciais, onde funcionários que seriam demitidos, acabaram se tornando as grandes referências da empresa, destacando-se por superar as metas comerciais, lembro de um caso que o profissional vendeu mais de R$ 600 mil, ou seja, um faturamento que a empresa perderia se tivesse demitido o profissional).
Então, como fazer um feedback que realmente funcione?
E então, como saber se o feedback realmente funcionou?
Se as respostas para as perguntas acima foram SIM, significa que o feedback funcionou; se as respostas foram NÃO, algo precisa ser revisto no seu processo.
O feedback é como o coração do líder, sem o coração o ser humano não sobrevive. Por isso, se você quer realmente ser um líder inspirador, atualizado e focado em resultados, priorize na sua agenda “momentos de feedback”.
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