Feedback é essencial para desenvolver as pessoas, equipes, e atingir os objetivos esperados. Sem feedback as pessoas não conseguem perceber onde estão errando e como fazer para melhorar. Às vezes perdemos grandes talentos por falta de feedback.
O feedback serve como instrumento para motivar a equipe, melhorar a comunicação, e manter todos em busca dos objetivos estabelecidos. Porém sabemos que nem sempre é fácil proporcionar um feedback, muitos líderes nem mesmo foram treinados para isso.
O grande desafio é dizer o que precisa ser dito de maneira que o outro possa compreender. Muitas pessoas erram em detalhes básicos.
Segue abaixo dicas de como a partir de hoje você pode melhorar a sua abordagem de feedback:
- Prepare-se mentalmente para proporcionar um feedback: procure ter os pontos principais anotados para evitar esquecimentos;
- Feedback não é somente de cima para baixo, é importante que você faça também feedbacks para os seus pares e receba também.
- Durante o feedback mantenha um tom da conversa e faça o acolhimento das emoções que vierem. Ouvir é fundamental.
- Preocupe-se em não ter barreiras entre você e a pessoa que esteja recebendo feedback.
- Aproveite esse momento do feedback para ouvir o que a pessoa tem a dizer. Use frases como: me fale mais, podes me falar mais...
- Prepare o ambiente para o feedback, evite lugares com muito barulho e/ou que você possa ser interrompido;
- Procure agendar a sessão de feedback;
- Use mais afirmações e fale sempre em seu nome, nunca dica: "vieram me dizer...", "as pessoas estão dizendo..."
- No processo de feedback concentre-se em poucos pontos (no máximo 5), porque durante uma conversa, nem sempre as pessoas conseguem assimiliar tudo o que está sendo dito, principalmente se estiverem se sentindo avaliadas...
- Sempre saia com um plano de ação após uma reunião de feedback...
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