Costumo dizer que sem feedback não existe liderança, praticamente todas as pessoas da equipe esperam ter um feedback do seu líder e/ou gestor. Muitos profissionais pedem demissão das empresas por ausência de um feedback. Por outro lado, é comum ouvir dos líderes: se eu não falei nada, é porque está tudo bem.
Não há a necessidade do feedback extremamente formal, muitas vezes o líder precisa apenas realizar uma “conversa” transparente, clara, sem julgamentos para potencializar o que o profissional tem de bom e apontar as oportunidades de melhoria.
Aliás em alguns casos tenho até recomendado que os líderes utilizem outros nomes para essa conversa (bate papo, momento de escuta, conversas de evolução ou aprendizagem), ao invés de feedback, pois em algumas culturas empresariais o feedback é visto apenas como um momento de crítica e o simples fato de utilizar essa expressão “feedback” pode gerar ansiedade nas pessoas.
Para ser líder é preciso entender de gente. Para entender de gente você precisa saber que as pessoas têm necessidades, histórias e demandas diferentes, por isso o momento do feedback também é uma oportunidade de escutar o que o profissional tem para dizer: Qual é a história desse profissional? O que gera preocupação? Quais são os sonhos desse profissional? O que ele percebe que você (líder) precisa potencializar ou melhorar?
Eu sei que muitas vezes a dificuldade de realizar feedbacks está atrelada a fatores como: “minha empresa não tem essa cultura”, “e se o funcionário me pedir aumento de salário?”, “e se o funcionário não aceitar o que tenho para dizer e pedir demissão” etc.
O fato é que existem milhares de desculpas para não dar feedback, eu mesma já sofri com isso, tinha dificuldades de apontar as melhorias, porque acreditava que as pessoas ficariam magoadas. Porém, se você não aponta as melhorias, a sua equipe não cresce, não se desenvolve.
Nesse sentido, minha recomendação é que você adote algumas práticas para que o feedback seja efetivo:
- Coloque na agenda momentos para proporcionar feedbacks para as pessoas da equipe, geralmente os líderes não fazem feedback porque não estabelecem essa ação como prioridade;
- Comunique numa reunião de equipe que você adotará essa prática e que a partir desse momento as pessoas também possuem a liberdade de solicitar feedbacks quando sentirem necessidade, explique que isso também será construído aos poucos entre todos da equipe para que todos possam evoluir juntos.
- Crie o hábito de estabelecer um plano de ação junto com o profissional que recebeu o feedback com “ações simples / pontuais” que possam ser aplicadas nos próximos 15/30/60 dias, quanto mais fácil de aplicar, mais resultados o profissional enxergará e o feedback terá mais sentido;
- Prepare-se para o feedback: anote pontos importantes que você precisa lembrar.
- Sempre que possível realize o feedback em um espaço adequado (sala de reuniões), pois eventualmente o profissional está passando por situações difíceis na vida pessoal e pode se emocionar com alguma fala.
- Faça perguntas sobre os comportamentos que você deseja que o profissional altere, por exemplo: O que você acredita que ganharia se procurasse atuar mais próximo das pessoas? O que você ganharia se reduzisse o seu nível de ansiedade? O que você pode fazer hoje para mudar o hábito de reclamar?
- Acompanhe as evoluções dos profissionais, quando o profissional conseguir mudar algum comportamento / atitude, faça validações, por exemplo: estou feliz por perceber que você conseguiu se aproximar das pessoas da equipe.
- Seja transparente e tenha dados / informações / evidências. Feedback sem evidência pode parecer fofoca.
- Não fale em nome de terceiros, por exemplo, vieram me dizer que você está se ausentando do trabalho; fale somente em seu nome “Eu percebi que você tem se ausentado do seu trabalho. O que está acontecendo?”
- Procure ter empatia, geralmente as pessoas não saem de casa com a intenção de errar e/ou adotar algum comportamento ruim durante o dia.
- Entenda o que faz sentido para cada profissional e utilize esses motivos como gatilhos para a conversa.
- Jamais inicie uma conversa de feedback sem perguntar como o profissional está.
- Conheça várias técnicas de feedback e aplique a que fizer mais sentido conforme o perfil do profissional. Nem todas as técnicas funcionam com os profissionais, cada pessoa tem um estilo de comunicação e uma forma de receber / aceitar.
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