Quantas vezes você já presenciou ou vivenciou uma situação, onde o líder incomodado com determinado comportamento simplesmente disse: “amanhã conversamos”, ou ainda, quando algo grave aconteceu e não nenhuma atitude da liderança?
O fato é que dar e receber feedback é um desafio para inúmeros gestores. A maioria dos líderes não foi preparada para dar feedback e nem sabe bem como fazer isso, principalmente por medo das reações das pessoas.
Para algumas pessoas feedback está associado com algo negativo, inclusive algumas empresas criaram uma cultura que o feedback é dado simplesmente quando algo errado acontece. Tem líder que inclusive fala: “enquanto está tudo bem, não há motivos para conversar, porque isso representa perda de tempo”.
É mais fácil justificar a ausência de feedback do que proporcioná-lo.
Costumo escutar com frequência: não tenho tempo; não dou feedback porque não tenho como aumentar o salário das pessoas; não dou feedback porque não adianta; não recebo feedback, então não dou feedback. São tantas desculpas que nos mostram claramente o quanto a liderança é despreparada.
A grande verdade é que feedback exige sim preparação, principalmente no caso do feedback construtivo. O feedback construtivo costuma gerar um certo desconforto, por isso algumas pessoas optam pelo silêncio, fingindo que está tudo bem.
Por outro lado, dar feedback é um gesto de preocupação com o crescimento do outro, é um gesto de generosidade, mas é preciso preparar as pessoas para receberem, e também, para darem feedback.
Quando o líder vai dar um feedback precisa praticar a sua escuta ativa, prestar atenção no outro, perceber como o outro está se sentindo, e isso exige a ampliação da percepção sobre o outro, e até mesmo sobre si mesmo.
Peço que você reflita sobre alguns pontos que podem te ajudar a ter mais consciência sobre como você lida com o dar e receber feedbacks:
Tem líder que confunde feedback com avaliação de desempenho, e o fato é que embora sejam próximos, são temas distintos.
Para aprender a dar feedback é importante primeiro aprender a pedir feedback. Você pode fazer isso de forma orientada, pois quanto mais recebemos informações dos outros sobre o nosso comportamento, mais conseguimos nos alinhar.
Há algumas perguntas inclusive que podem ajudar nesse sentido:
Quando você líder toma coragem para perguntar sobre você mesmo para a sua equipe, você começa a perceber onde pode evoluir. É muito comum os liderados falarem: “nossa que bom que você veio me perguntar sobre isso, às vezes você parece ausente da equipe...”.
Se você quer ser um líder de resultados, um líder que faz a diferença na vida das pessoas e na sua também, precisa exercitar o feedback diariamente nos diversos contextos onde você se encontra. O feedback prepara e desenvolve as pessoas. Além disso, a qualidade dos relacionamentos depende dos feedbacks dados e recebidos, e hoje o feedback pode ser uma ferramenta para manter excelentes profissionais na equipe.
Se você quer aprender a dar e receber feedbacks de forma assertiva, participe do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores (100% on-line e com aulas ao vivo):
Acompanhe mais dicas: