Janeiro marca o início de um ano e mais do que nunca as empresas precisam de um endomarketing forte e estratégico até porque a pandemia continua e há muitas incertezas no contexto atual. Cuidar das pessoas e da saúde é uma prioridade.
Algumas empresas permanecem com a modalidade de trabalho home-office, outras adotaram o sistema híbrido, outras retomaram 100% das atividades presenciais. Por isso é preciso considerar como as pessoas estão se sentindo para que as ações sejam desenhadas e gerem resultados.
Eu sempre recomendo que a empresa tenha um planejamento de endomarketing anual, considerando os seus objetivos estratégicos e e que as ações tenham conexão umas com as outras, que não sejam ações isoladas ou aleatórias apenas por datas ou realizadas conforme o que está acontecendo.
Quando a empresa faz as ações conforme o que está acontecendo, não gera uma identidade única, geralmente as peças de comunicação interna não geram o impacto que deveriam gerar, os responsáveis pelo endomarketing ficam sobrecarregados, e no final, é muito esforço para pouco resultado.
Por isso, se você planejou o ano de 2021 tenha clareza que as ações estejam alinhadas com a cultura e os valores da empresa.
Na sequência apresento algumas ideias do que pode ser feito durante o mês de janeiro com o intuito de fortalecer os valores da empresa, a importância de cuidar das emoções (janeiro branco), e os objetivos que se têm para 2021:
1. Ações motivacionais: Lembre-se que janeiro é o início do ano e as pessoas estão mais propensas a acreditarem que será um bom ano, então cabe realizar alguma ação para motivar as pessoas para esse novo ano. Se as pessoas estão retornando de férias coletivas, você pode apostar numa decoração especial, pode colocar um painel com as grandes metas da empresa, ou ainda, se as pessoas estão em home-office, fazer uma reunião de início de ano com o foco nessas grandes metas. Receber os profissionais de uma forma diferente com uma música ou uma apresentação.
2. Que tal trabalhar as metas de cada profissional? É isso mesmo, apenas 3% da população mundial tem as suas metas por escrito, muitas não fazem, porque não sabem como fazer. Você pode fazer um workshop e ensinar as pessoas a estabelecerem suas metas. Já pensou que legal chegar no final do ano e esses profissionais conseguirem visualizar que a empresa auxiliou nas suas conquistas?
3. Trabalhar a liderança para que sejam verdadeiros defensores do endomarketing: às vezes a empresa tem uma série de ações de endomarketing planejadas, mas o fato é que a maioria das pessoas não sabe bem o que é endomarketing. Por isso, se você quer ter resultados no endomarketing, precisa fazer com que a sua liderança entenda o que está por trás dessa palavra...
4. Janeiro branco: no Brasil há uma campanha que iniciou em 2014 para chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas, por isso é um bom mês para trabalhar ações voltadas para a gestão das emoções. Você pode programar palestras de inteligência emocional ou gestão das emoções, oficinas de meditação, organizar um desafio interno para incentivar e orientar hábitos saudáveis, com algumas práticas recomendadas e premiar as pessoas que conseguirem realizar o desafio. Além disso, vale a pena investir no desenvolvimento de materiais informativos focados na importância de cuidar da saúde mental. Você pode programar um mês inteiro com dicas sobre cuidados com a saúde mental, afinal há muitas ações simples que podem ser feitas e que praticamente não custam nada.
5. Dia da gratidão: no dia 06 de janeiro comemora-se o dia da gratidão, que tal realizar um momento de agradecimento, ou ainda, convidar as pessoas a realizarem o seu agradecimento. O agradecimento pode ser feito de forma individual ou ainda coletivo.
6. Dia da saudade: no dia 30 de janeiro comemora-se o dia da saudade, aqui é legal fazer uma retrospectiva de momentos que deixaram saudade, e é possível envolver a equipe nessa dinâmica também.
7. Trabalhar os valores da empresa: que tal abrir o ano trabalhando os valores da empresa? É possível escolher um dos valores e trazer exemplos práticos para a equipe, ou ainda, fazer uma ação onde os profissionais da equipe reconheçam como esse valor é vivenciado no dia a dia. Outra forma é convidar as pessoas a pensarem sobre os seus próprios valores.
Enfim, essas são apenas algumas ideias, mas novamente reforço a importância de ter um planejamento de endomarketing estratégico. Você quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas para outras datas?Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.