O mês de abril apresenta-se como uma ótima oportunidade para revisar o primeiro trimestre do ano: O que foi positivo? O que pode ser melhorado? Além de reforçar as metas do semestre e/ou do próprio ano. Nesse sentido, o endomarketing pode promover um momento com a equipe para fazer essa reflexão, pode-se distribuir post its e/ou utilizar ferramentas on-line como Miro ou Jamboard para compilar as ideias que surgirem. A partir daí a empresa pode valorizar e reconhecer o que está funcionando e estabelecer um plano de ação com as melhorias necessárias.
Além disso, há a possibilidade de trabalhar com algumas datas comemorativas para reforçar a integração entre os profissionais e os valores da empresa. Na sequência apresento algumas ideias:
- Dia mundial da conscientização do autismo – 02/04: Um estudo publicado pela Autism Research mostra que cerca de 100 em 10.000 (1 em 100) crianças em todo o mundo são diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo (TEA), e há outros estudos que mostram a elevação da taxa de pessoas com autismo no mundo. Desta forma, a empresa pode promover palestras e/ou campanhas educativas sobre o tema.
- Dia mundial da saúde – 07/04: Que tal aproveitar a data para reforçar os bons hábitos, criar um game com a equipe para incentivar a prática de atividades esportivas (pode-se criar o game por equipe atribuindo pontos às equipes que realizarem atividades esportivas durante o mês e apresentarem comprovação, e a empresa pode premiar a equipe com maior pontuação) e/ou até mesmo criar um dia de exercício físico na empresa (obs.: pode ser alongamentos e/ou atividades que proporcionem o bem-estar), presentear a equipe com vouchers para experimentar novas atividades físicas, promover palestras com profissionais da área da saúde (nutricionistas, médicos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos etc) e/ou anunciar parcerias com academias ou um novo benefício voltado para o autocuidado.
- Páscoa – 09/04: Nem todas as empresas comemoram essa data, para as que comemoram, sugiro trabalhar com algo voltado para despertar a solidariedade – que tal uma Páscoa Solidária, na qual os funcionários podem doar chocolates para instituições de caridade; outra ação é promover a troca de chocolates e/ou doces entre os profissionais da equipe com o objetivo de melhorar o relacionamento entre as pessoas (é possível fazer uma espécie de amigo secreto no qual os profissionais precisam descobrir as histórias, gostos e/ou preferências do seu amigo); nessa data também é possível trabalhar com ideias focadas na família (enviar um kit “Faça com a Sua Família” com recomendações de atividades para integrar pais e filhos – pintura de ovos, confecção de coelhos da páscoa etc...).
- Dia mundial do café – 14/04: Que tal promover um café especial para a equipe para troca de ideias e integração? Ou ainda, enviar para as casas dos profissionais uma caneca personalizada e um café especial convidando as pessoas para um Café com a Direção e/ou com os Gestores? A prática de Café com a Direção é muito indicada para aproximar as pessoas, reforçar os planos da empresa e promover um momento de escuta.
- Dia mundial da criatividade e inovação – 21/04: Esse é um excelente dia para lançar um programa de inovação na empresa, ou ainda, reconhecer profissionais e equipes pelos resultados oriundos da criatividade e inovação. Pode-se aproveitar a data para promover um dia de palestras sobre práticas de criatividade e inovação, trazer cases e ferramentas para que as pessoas possam exercitar a inovação na prática.
- Dia da Terra – 22/04: Para as empresas que atuam com práticas voltadas para a sustentabilidade, essa é uma excelente data para reforçar o compromisso da empresa com a preservação da natureza. Pode-se incentivar a reciclagem, a redução de consumo de energia e água, além de incentivar o uso de transportes sustentáveis (bicicletas, compartilhamento de caronas etc...).
- Dia mundial do livro – 23/04: Nessa data a empresa pode lançar a sua própria biblioteca, presentear os funcionários com livros, promover o dia da Troca de Livros, ou seja, cada profissional traz um livro que já tenha lido e troca o livro com outro profissional; Ou ainda, a empresa pode fazer uma curadoria de livros e sugerir as leituras para os funcionários.
Nesse mês também acontece o Abril Verde, data criada para conscientizar as pessoas sobre a Saúde e Segurança no Trabalho. Sendo assim, recomenda-se que a empresa invista em ações que reforcem a saúde do profissional, bem como as práticas de segurança no trabalho. Que tal proporcionar um teatro focado na segurança das pessoas? Ou ainda, criar uma campanha para mostrar as melhores práticas de segurança? Também é possível reconhecer os profissionais que adotam práticas seguras no trabalho. Realizar uma celebração por não ter acidentes no ambiente de trabalho etc...
Lembre-se aproveite as datas comemorativas e eventos do mês de abril para promover ações que valorizem e incentivem os colaboradores, reconhecendo seu trabalho e importância para a organização.
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: