Endomarketing vai muito além de distribuir brindes e/ou realizar celebrações em datas específicas. Falo e repito sempre sobre a importância de desenvolver um endomarketing estratégico focado nas pessoas e para as pessoas com a intenção de melhorar o clima organizacional, o ambiente de trabalho, bem como o trabalho em si. O profissional da equipe precisa pertencer e o pertencimento não vai surgir do nada ou por conta da entrega de presentes.
É preciso ter consciência que não adianta ter ações super elaboradas de endomarketing quando a alta liderança e/ou gestores imediatos não entendem o seu papel, as suas responsabilidades nas ações de endomarketing. Cansei de ver empresas que investem milhares de reais em brindes e ações super elaboradas e possuem uma liderança fraca, às vezes tóxica. Num dia o profissional recebe chocolates e no dia seguinte ou no mesmo dia o gestor surta do nada...
Acredito muito na importância de desenvolver as lideranças para que saibam como utilizar as ações do endomarketing para fortalecer o engajamento e o comprometimento do time. Assim como acredito na importância da coerência entre aquilo que é falado, escrito e vivenciado no dia a dia.
Endomarketing nos ajuda a consolidar a cultura da empresa, a reforçar o que queremos enquanto time, e mais do que isso, educar e transformar a vida das pessoas.
Quando falamos sobre educar e transformar a vida das pessoas, durante o mês de abril observa-se que a oportunidade de reforçar a importância das boas práticas voltadas para a segurança no ambiente de trabalho. Durante o mês de abril celebra-se o “abril verde”, no qual é possível reforçar as práticas de segurança no ambiente de trabalho.
Sugestões para o abril verde incluem: investir na decoração especial, trabalhar com dicas sobre a forma correta de uso de EPIS, desenvolver uma campanha focada no emocional com vídeos de familiares dos profissionais falando sobre a importância do uso dos EPIS e sobre o quanto cada profissional da equipe é importante para a sua respectiva família. Além de campanhas é possível desenvolver workshops ou palestras sobre dicas práticas de segurança que podem ser aplicadas inclusive na vida pessoal dos profissionais da empresa.
Outras datas importantes que podem ser trabalhadas durante esse mês para sensibilizar, criar mais consciência e promover movimentos estratégicos para os profissionais e para a empresa:
- 02 de abril – dia da conscientização do autismo: pesquisas mostram que a cada ano o número de crianças que nascem com autismo tende a aumentar. Talvez você possa pensar que isso não interfere no dia a dia da sua empresa, entretanto, é muito provável que você tenha profissionais que são pais ou mães de filhos autistas e que muitas vezes nem sabem lidar muito bem com os filhos, assim como outras pessoas de convivência do dia a dia. Por isso, penso que a conscientização deve ser geral, lembro de uma situação onde um profissional não estava conseguindo trabalhar direito, pois estava muito preocupado com o diagnóstico de autismo do filho. Todas as pessoas deveriam entender o que é o autismo, como trabalhar com pessoas autistas, o que observar para identificar autismo nos filhos, como buscar ajuda para lidar com o autismo etc. A intenção é conscientizar as pessoas para que possam trabalhar de forma humanizada, aceitar e respeitar as diferenças. Aqui é possível enquanto endomarketing distribuir materiais informativos, promover palestras, distribuir livros com conteúdos sobre a temática, promover rodas de conversas com pais e mães que tenham filhos autistas etc.
- 07 de abril – dia mundial da saúde: cada vez mais as pessoas faltam ao trabalho por conta de questões relacionadas à saúde. Nesse caso a empresa pode promover uma série de ações para fomentar a saúde dos profissionais: palestras com profissionais da área da saúde (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos), promover um momento de atividade física durante o dia da saúde, entregar vouchers de um dia livre numa academia e/ou espaço de atividade física; desenvolver uma atividade diferente para a equipe com foco em saúde; desenvolver uma oficina de alimentação saudável; distribuir e-books e/ou livros de receitas saudáveis; realizar um workshop on-line prático sobre como se alimentar bem; promover uma campanha "agende o seu check up"; ou ainda, criar internamente uma política de bem-estar com o foco na saúde integral (mente, corpo e espírito).
- 14 de abril – dia mundial do café: Que tal distribuir copos de café com frases motivacionais? Promover um workshop com especialista em cafés e/ou momento de degustação de cafés para a equipe? Criar um Café especial com gerência / direção para abordar os próximos passos da empresa com um super café? Ou ainda, simplesmente fortalecer os valores da empresa? Imagine copos de café com frases relacionadas com os valores da empresa? Caso a empresa tenha um espaço de café / cozinha, também é possível colocar uma frase no café destacando que é o dia mundial do café e trazer um convite: convide alguém para tomar um cafezinho hoje e aproveite para elogiar um trabalho dessa pessoa. Distribuir pacotes de café especiais com textos ou frases motivacionais também pode agradar muito o seu público interno. Lembre-se que as ações devem fazer sentido para a equipe e para a empresa.
- 21 de abril – dia da criatividade e inovação: Um dos grandes desafios das empresas é manter a equipe criativa e inovadora, por isso é legal promover workshops com essa temática: mostrar como a inovação acontece na prática, promover oficinas práticas com ferramentas voltadas para inovação (CANVAS, Brainstorming, Matrizes de Inovação, Processos de Ideação etc). Outra forma é aproveitar a semana para destacar as inovações da empresa por meio de palestras, treinamentos, apresentações de cases etc.
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