O mês de agosto é marcado por conscientizações importantes: Agosto Lilás (fim da violência contra a mulher), Agosto Dourado (incentivar o aleitamento materno) e Agosto Laranja (conscientização nacional sobre Esclerose Múltipla). Em todos esses casos é possível trabalhar no endomarketing com campanhas orientativas para os profissionais da equipe, ou seja, trazer informações sobre cada um dos temas, seja através de palestras, mesas redondas, momento de troca de ideias e experiências, cartazes, vídeos, dinâmicas ou vivências. Além disso, é possível distribuir lacinhos conforme essas cores e/ou decorar a empresa com balões para chamar a atenção para esses temas.
No caso do Agosto Lilás é possível mostrar nas campanhas como as mulheres podem se proteger, a quem devem recorrer em caso de violência e até mesmo proporcionar oficinas de defesa pessoal, principalmente se esse for um tema presente dentro da organização.
Em relação ao Agosto Dourado é possível promover um bate papo das gestantes com especialistas em amamentação. Quem é mãe sabe o quanto amamentar pode ser um desafio e às vezes algumas dicas de especialistas podem mudar a situação.
Por fim, o Agosto Laranja também merece destaque, principalmente trazendo informações para as pessoas sobre a doença Esclerose Múltipla, como reconhecer, o que fazer, quais as recomendações indicadas etc.
No Brasil, em agosto, também se comemora o Dia Nacional da Saúde (05/08), nessa data sugere-se realizar conscientizações sobre a importância dos check-ups, orientar as pessoas para que adotem hábitos mais saudáveis. Aqui também é possível trabalhar com palestras, momentos de autocuidado e mostrar alguns dados sobre a importância de cuidar da saúde.
No dia 11 de agosto comemora-se o dia do estudante, caso a empresa tenha um número significativo de estudantes no seu quadro, pode criar ações de valorização e reconhecimento, trazer histórias de pessoas que se dedicaram aos estudos e venceram por conta disso, distribuir cartões para parabenizar os profissionais pelas conquistas a partir dos estudos e/ou incentivar os estudantes com vouchers e/ou cartões de cultura para que possam comprar livros e/ou materiais para auxiliar nos estudos.
Uma das datas mais importantes desse mês é o dia dos pais. Se a empresa tiver muitos pais, é válido realizar uma campanha para valorizá-los. Se a maioria dos funcionários não for pai, pode-se fazer uma ação com foco na valorização dos pais dos profissionais da empresa.
Que tal pedir que os funcionários que são pais tragam fotos com os seus filhos e essas fotos possam compor um painel na empresa, e/ou ainda, criar um quizz: quem é o pai e quem é filho? Entregar um presente personalizado e/ou com cartão feito pelos filhos é emocionante, e quando há tempo e verba disponível, a gravação de uma mensagem do filho para o pai pode fazer ainda mais sentido. Outra sugestão é trazer palestras conforme as faixas etárias dos filhos (Ex.: Estratégias para criar aproximação com filhos adolescentes; Como ser um pai presente etc...). É válido presentear com livros sobre educação de filhos, ou ainda, promover um momento de visita dos filhos aos pais para uma homenagem. Outra ideia é gravar depoimentos dos próprios pais falando o que é ser pai, ou o que aconteceu na vida dos profissionais depois que se tornaram pais...Consulte outras ideias específicas para esse dia nesse link.
Lembre-se que as ações de endomarketing devem focar nas emoções, buscar valorizar as pessoas e fortalecer a cultura da empresa.
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram para receber os artigos em primeira mão.
Acompanhe mais dicas: