Ideias de endomarketing para o mês de agosto

26/06/2024

Durante o mês de agosto, no Brasil, comemora-se o Dia dos Pais, essa é uma data muito especial que pode ser celebrada com a intenção de promover o reconhecimento dos profissionais da empresa, e ainda, integrar as pessoas. 

Algumas ideias que já implementamos e fizeram muito sucesso nas empresas: 

  • Kit café da manhã pais e filhos – Que tal preparar um kit com um café especial, caneca do papai, biscoitos decorados com palavras relacionadas com o Dia dos Pais, algumas frutas e guloseimas para um café entre pais e filhos? Você pode colocar uma tag junto com o kit do café sugerindo que os pais registrem esse momento e enviem uma foto / imagem para a área de gestão de pessoas. Essas imagens podem se transformar em um vídeo que pode ser transmitido em uma reunião geral e/ou caso a empresa disponha de refeitório, no próprio refeitório. 
  • Receitas do papai – Que tal solicitar que cada pai envie uma receita que gosta de preparar e providenciar um livro e/ou e-book para todos os profissionais da empresa com as receitas dos pais da empresa? Se a empresa tiver orçamento e disponibilidade, pode entregar junto um avental do superpai, e ainda promover um dia do papai na cozinha junto com os filhos, ou seja, um momento de integração familiar. 
  • Um dia dos filhos na empresa – Outro presente com significado é proporcionar um dia dos filhos na empresa, no qual os filhos possam acompanhar o dia a dia do pai. O filho pode receber um crachá da empresa e o pai um certificado do melhor pai do mundo. 
  • Painel com fotos pais e filhos – Caso os profissionais da empresa não sejam pais, outra forma de celebrar a data é solicitar que os profissionais tragam fotos dos pais para compor um painel, e/ou ainda, promover uma visita dos pais à empresa para que conheçam as atividades dos filhos. Nesse momento é possível desenvolver um café especial e uma sessão fotográfica para manter os registros desse dia. Os pais podem receber um crachá personalizado com a mensagem “superpai”. 
  • Cartinhas escritas pelos filhos entregues no início do expediente – O endomarketing tem esse papel de surpreender, emocionar, fazer com que as pessoas se sintam especiais. Nesse sentido essa ação tem essa intenção de que o pai receba uma mensagem especial para começar o seu dia de uma forma ainda mais especial. 
  • Criar um vídeo do filho comentando sobre características do seu pai (Ex.: Meu pai é batalhador, é estudioso, é brincalhão; Tenho orgulho do meu pai porque ele me ensinou valores etc.). A intenção é realizar uma homenagem para todos os pais a partir do significado de ser pai. 
  • Vídeo dos Pais da Empresa com a resposta para a pergunta “O que é ser pai?” A intenção aqui é reforçar a importância do papel do pai na vida de uma criança. 
  • Vídeo dos Pais com dicas sobre ser pai: O que aprendi como pai? Qual a dica que você daria para outros pais? Esse vídeo pode ser descontraído no formato de entrevista com o objetivo de fazer com que os profissionais da equipe se conheçam mais. 
  • Caso a empresa tenha um número reduzido de profissionais pais, é possível desenvolver um vídeo individual para cada pai com uma mensagem específica dos filhos. Aqui a ideia é realmente emocionar o profissional a partir da customização de uma mensagem única e exclusiva. 
  • Painel com fotos dos pais e filhos e/ou sessão fotográfica – Não tem como não se emocionar com momentos entre pais e filhos. Que tal presentear os profissionais da equipe com uma sessão fotográfica com os filhos e/ou respectivos pais? Esse momento pode criar uma lembrança muito especial e afetiva. 
  • Envio de um kit com sugestões de atividades que podem ser realizadas entre pais e filhos conforme a idade dos filhos. Caso os filhos sejam pequenos, é possível enviar materiais para que os pais tenham momentos de diversão com os seus filhos e registrem esses momentos para que sejam compartilhados com a empresa. 
  • Cinema com o pai – Que tal presentear todos os profissionais da equipe com ingressos para curtir uma sessão de cinema com o pai e/ou com alguém que represente a figura do pai? 

Além do Dia dos Pais, o mês de agosto é repleto de conscientizações importantes, por exemplo:

  • Agosto laranja (consciência nacional sobre esclerose múltipla) – nesse caso é importante disponibilizar informações sobre a doença, trazer especialistas para dar dicas e/ou realizar palestras sobre o tema. 
  • Agosto dourado (incentivo à amamentação) – é um bom mês para inaugurar uma sala de amamentação e/ou oferecer suporte para as mães que amamentam. 
  • Agosto lilás (fim da violência contra a mulher) – palestras e/ou aulas sobre defesa pessoal; apresentar os direitos da mulher; o que fazer e como buscar ajuda em casos de violência. 

Caso a empresa tenha um número expressivo de profissionais que também são estudantes e/ou deseje ampliar a capacitação dos profissionais, é possível lançar no dia 11 de agosto campanhas relacionadas ao incentivo educacional (ex.: lançar a política de incentivo à educação), promover um espaço com uma “feira” de exposição de oportunidades de educação junto às instituições de ensino superior, entregar presentes relacionados à educação (livros, vouchers de cursos etc), ou ainda, entregar um presente relacionado à data valorizando os estudos dos profissionais. 

Espero que essas ideias possam te inspirar. Lembre-se que endomarketing precisa ser estratégico, deve estar alinhado com os objetivos da empresa e ter a intenção de promover um melhor ambiente de trabalho. 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.   

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

Ideias de endomarketing para o mês de agosto

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?