Ideias de endomarketing para o mês de fevereiro de 2025

29/01/2025

Fevereiro nos convida a olhar para a conscientização sobre a leucemia (fevereiro laranja), um dos tipos de câncer que afeta pessoas de todas as idades. Além disso, temos o fevereiro roxo, conscientização sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia (fevereiro roxo). Ou seja, é um período para trazer para dentro da empresa mais consciência sobre doenças e que quanto mais cedo detectadas melhores são as oportunidades de tratamento. 

Claro que o papel da empresa não é resolver todos os problemas existentes, entretanto, é importante lembrar que a maioria das pessoas passa um bom tempo dentro da empresa e os movimentos de conscientização são relevantes para que as pessoas procurem desenvolver o “autocuidado”. 

Obviamente não se trata apenas de vestir uma camiseta colorida que represente as datas, mas sim trazer informações de valor que ajudem as pessoas e familiares. Quanto mais consciência, maior a probabilidade de salvar vidas. 

Algumas ideias específicas para realizar a conscientização:

  • Promover palestras e/ou lives com especialistas nos respectivos temas;
  • Trazer relatos de profissionais que tiveram as doenças e/ou conviveram com familiares afetados e a importância da prevenção;
  • Produzir vídeos curtos com sinais que devem ser observados e que podem levar a um diagnóstico; 
  • No caso do Alzheimer há muitos estudos científicos sobre a influência da alimentação na potencialização da doença, logo é possível trazer especialistas (nutricionistas) que possam trazer dicas práticas de uma alimentação mais saudável; 
  • Realizar a decoração da empresa e construir momentos de sensibilização, principalmente com informações corretas sobre o tema.

Fevereiro também é marcado pelo dia mundial do câncer (04/02). Assim, é possível realizar ações pontuais, por exemplo:

  • Incentivar campanhas de doação de cabelos para a confecção de perucas; 
  • Incentivar a doação de lenços;
  • Contatar instituições que apoiam pessoas com câncer e identificar as necessidades, a partir daí organizar uma campanha interna para incentivar o voluntariado e/ou o auxílio das necessidades; 

Outra data que pode provocar um momento da equipe e fazer o bem para muitas pessoas, é o Dia internacional de doação de livros (14/02). 

Que tal promover uma campanha para que as pessoas tragam livros para troca entre profissionais e/ou doação para instituições, ONGs específicas? 

Muitas pessoas compram livros e não leem, essa é uma oportunidade para falar sobre a importância da leitura, sobre o desapego, e até mesmo incentivar a troca de conhecimentos entre pessoas. Nessa campanha é possível fazer “mini entrevistas” com profissionais que leem bastante e mostrar o quanto isso beneficia a vida deles e pode beneficiar a vida de outras pessoas também. 

Claro que a data não deve ser o único motivo para realizar as campanhas, um endomarketing estratégico procura entregar valor para as pessoas, por isso as ações são pensadas com ênfase no público interno. Costumo dizer que mesmo que o Janeiro Branco já tenha passado, precisamos falar sobre o cuidado emocional o ano inteiro, assim como questões relacionadas ao autocuidado. 

 

Quer aprender a planejar o endomarketing de forma estratégica, ter uma equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.   

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

 

Ideias de endomarketing para o mês de fevereiro de 2025

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?