O início do ano pressupõe inúmeras oportunidades para estabelecer mudanças. Geralmente os profissionais da equipe chegam no início do ano com as energias renovadas e com a intenção de “revolucionar”, “fazer algo diferente em suas próprias vidas”. E esses são excelentes motivos para a empresa aproveitar e potencializar essas oportunidades de mudanças.
Por isso, esse artigo não tem a intenção de trabalhar as datas em si, mas sim provocar você para pensar em ações de endomarketing mais significativas, que gerem transformações na empresa e na vida das pessoas.
Sugestões práticas para o mês de janeiro:
- Construção de um plano individual de metas para o ano corrente e pelo menos três ações que o profissional se propõe a realizar. Aqui a empresa pode definir se pretende desenvolver algo voltado somente para o lado profissional e/ou se pretende incluir questões pessoais. O que observamos na prática é que hoje em dia não se dissocia mais assuntos pessoais dos profissionais e talvez faça sentido que o profissional tenha um único plano. Quanto mais o profissional conseguir perceber que através do trabalho pode conquistar seus planos pessoais, mais engajado e participativo estará.
- Oficinas / workshops voltados para o bem-estar dos profissionais (saúde mental, emocional e física): em janeiro aborda-se muito o tema do Janeiro Branco, porém é importante mostrar para as pessoas que a saúde emocional tem relação direta com outros temas também, tais como uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos etc. Por isso, é interessante propor ações que provoquem mudanças no sentido geral do auto-cuidado: Como posso cuidar melhor da minha saúde? Que ações posso adotar hoje para ter um resultado diferente na minha vida?
- Workshops sobre o papel da liderança no apoio do endomarketing: muitas vezes a área de endomarketing realiza uma série de ações, mas a liderança não tem o entendimento sobre a importância dessas ações no engajamento e comprometimento dos profissionais, e é muito comum o líder nem mesmo participar das ações por não entender a importância disso. Nesse sentido, janeiro é um bom momento para apresentar o plano de endomarketing para a liderança e propor uma parceria na execução das ações.
- Encontro de líderes: promover um momento no qual os líderes possam pensar sobre as pessoas, sobre as suas equipes, sobre o seu próprio papel e suas responsabilidades dentro da empresa. Muitas empresas não atingem os resultados pelo perfil dos líderes que possuem e pela falta de entendimento sobre a importância de ser um líder exemplar.
- Desenvolver ações voltadas para fortalecer a cultura da empresa e o planejamento do ano: se a empresa tem um código de cultura, esse é um bom mês para resgatar o que a empresa espera de cada profissional e o que pretende retribuir. Da mesma forma, é um excelente momento para apresentar o planejamento do ano corrente e até mesmo fazer alguma ação simbólica na busca do comprometimento dos profissionais.
- Apresentar e/ou reapresentar as principais políticas da empresa: aproveitar a oportunidade para resgatar as principais políticas da empresa (Ex.: políticas de crescimento interno, assédio, benefícios etc).
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: