Ideias de endomarketing para o mês de junho

06/05/2022

O mês de junho está chegando e podemos aproveitar esse período para fortalecer a cultura da empresa, osseus valoresreforçar as metas para o segundo semestre, bem como promover momentos de integração e relacionamento para a equipe

Há inúmeras pesquisas que mostram os benefícios da proximidade das pessoas. A proximidade gera segurança psicológica e confiança entre os membros da equipe, e isso tende a criar um ambiente onde as pessoas promovem melhorias, apresentam ideias e são mais criativas e inovadoras. 

Com o retorno das atividades presenciais é importante resgatar o relacionamento e a integração entre os profissionais, e para isso é preciso fazer algumas ações que provoquem encontros entre as pessoas. Muitas empresas estão com esse desafio de fazer com que haja novamente a integração entre os profissionais da equipe, pois há casos nos quais as pessoas se acostumaram com o isolamento. 

Na sequência apresento algumas ideias práticas de endomarketing:

  • Campanha do agasalho: Que tal mobilizar a equipe para realizar uma campanha do agasalho com foco em ajudar as pessoas que precisam (orfanatos, asilos, comunidades com menos recursos). Cabe ressaltar que é importante que a campanha seja bem elaborada para instigar as pessoas a doarem roupas ou calçados em excelente estado de uso / conservação. Além disso, vale a pena envolver os profissionais na ação de entrega / doação. Certa vez elaborei uma campanha onde o profissional que doasse 10 peças de roupas recebia um cachecol, com isso elevamos o número de peças doadas e conseguimos ajudar mais pessoas. A ação também pode ser focada na doação de cobertores e/ou mantimentos, é preciso entender bem a realidade da instituição, entidade e/ou comunidade selecionada para a ação. 
  • Dia 05 – dia do meio ambiente / ecologia: Que tal reforçar as práticas que a empresa adota para causar o menor impacto possível no meio ambiente? Outra dica é trabalhar com campanhas que apresentem dicas práticas de ações que cada profissional pode adotar no dia a dia para preservar o meio ambiente. Outra ideia é realizar um concurso para os filhos dos funcionários com a escolha de desenhos que representem o cuidado com o meio ambiente e/ou um concurso de fotografias. Palestras com profissionais da área ambiental também são bem vindas, e/ou exibição de vídeos curtos com dicas.    
  • Dia 12 – dia dos namorados: Nem sempre as empresas comemoram essa data, mas em alguns casos essa data representa um aumento significativo nas vendas. Quando a data é significativa para a empresa cabe realizar ações internas, que tal trazer histórias inspiradoras dos clientes? Lembro de uma história de uma rede de varejo onde os clientes se conheceram dentro da loja e quando decidiram realizar o casamento, acabaram convidando alguns profissionais da loja para prestigiar. Quando a empresa tem essas histórias e/ou recorde de vendas nessas datas, vale a pena pensar em ações específicas para o público interno.  
  • Dia 14/06 – dia mundial do doador de sangue: a empresa pode desenvolver uma campanha para incentivar a doação de sangue, trazer informações sobre os locais e quais os critérios para doação. 

Confira outras dicas nesse artigo. Além dessas datas, junho representa o fechamento de um semestre, por isso a empresa pode fazer um momento onde as pessoas possam destacar o que aconteceu de positivo no primeiro semestre (que tal uma dinâmica onde as pessoas escrevam sobre isso), e/ou ainda, a direção pode apresentar como foi o primeiro semestre da empresa e as perspectivas para o segundo semestre. 

Trabalhar os valores da empresa é algo que precisa estar no radar, por isso é possível promover rodas de conversa sobre esse tema, enviar vídeos com dicas sobre como praticar os valores da empresa e até mesmo reforçar os valores em cada campanha executada. 

Em alguns lugares o mês de junho tende a ser um mês de temperaturas mais frias, por isso cabe criar algumas ações de endomarketing surpresa, tais como “dia do chocolate quente”, “dia do chá especial”etc... Todas essas ações podem ser vinculadas com o reforço de cultura da empresa. 

Lembre-se que um endomarketing estratégico não foca somente nas datas, mas no reforço dos valores da organização, das grandes metas e do que a empresa espera de cada profissional dentro da sua equipe.

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