Ideias de endomarketing para o mês de junho

30/04/2024

O mês de junho é repleto de motivos que podem auxiliar no desenvolvimento de ações de endomarketing e de possibilidades de integração da equipe. 

Lembrando que endomarketing não tem relação com a comemoração de datas especiais, mas sim com a construção de uma cultura, que fortaleça os valores da empresa e reforce o que a empresa espera das pessoas, e em contrapartida mostre o que a empresa tem para oferecer para as pessoas. 

Ontem mesmo eu estava conversando com uma Gerente de RH e mencionei a importância de desenvolver ações que façam sentido para o público e que “ativem” as emoções, que fiquem na memória das pessoas. É muito fácil fazer ações de endomarketing quando a ideia é simplesmente presentear e/ou entregar doces. 

Entretanto, endomarketing acontece inicialmente a partir da liderança, não adianta dizer que a empresa busca a humanização, se nas suas relações não traduz isso de forma prática. Tenho visto muitas empresas com discursos bonitos, com postagens de eventos legais, que dizem que “cuidam das pessoas”, “que estão preocupadas com os seus recursos humanos”, que estampam selos de reconhecimento, mas que na prática não se preocupam tanto assim, são empresas que às vezes não dão retorno para um candidato sobre uma determinada vaga e/ou ainda, solicitam reuniões com fornecedores e simplesmente não comparecem, solicitam orçamentos para fornecedores e esquecem de responder.  Não adianta falar sobre humanização, quando é exatamente isso que está faltando na cultura da empresa. 

As ações de endomarketing precisam estar alinhadas com o pensamento dos gestores e lideranças e precisam ser autênticas. Por exemplo, se o dono da empresa acredita que um Happy Hour ou Café com os funcionários é uma perda de tempo, não adianta o endomarketing realizar um momento de integração, as pessoas sentem, percebem a falta de conexão. 

Por isso, antes de criar qualquer ação, preocupe-se em entender o que a empresa espera das pessoas, qual é o perfil da liderança, o quanto essa liderança acredita em endomarketing como uma forma estratégica para atrair, manter e reter as pessoas. 

Em junho há três grandes temáticas que podem ser aproveitadas durante todo o mês e que podem ter um impacto dentro e também fora da empresa: Junho Vermelho (doação de sangue); Junho Laranja (conscientização sobre anemia e leucemia); Junho Verde (conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente).  Todas essas campanhas têm o objetivo de trazer informações no sentido de “conscientizar”. 

Além disso, há outras datas que também podem ser aproveitadas como mote para ações específicas.

Na sequência uma série de dicas para que você possa colocar em prática na sua empresa:

  • 03 de junho – Dia do profissional de RH: A área de Recursos Humanos é muito estratégica para a maioria das empresas, geralmente é responsável pelas contratações, desenvolvimento e por cuidar das pessoas. Infelizmente algumas áreas de RH são extremamente operacionais e/ou não se envolvem com o direcionamento estratégico do negócio, e é exatamente por isso que há falhas em contratação e retenção de pessoas. Por isso, se você tem um RH forte na empresa, aproveite essa data para realizar um reconhecimento dos profissionais. Costumamos dizer que o RH acaba “cuidando de todo mundo”, e nem sempre é visto ou percebido pelas pessoas. Que tal surpreender a equipe de RH com um super café da manhã? Ou então, presentear a equipe com um dia especial (spa day, passeio num local legal, almoço, brunch etc), chamar a equipe num espaço reservado e fazer uma homenagem sobre a importância das pessoas e das atividades realizadas. Ex.: Profissionais da equipe podem gravar vídeos sobre quando entraram na empresa, ou então, simplesmente “agradecer” o trabalho desenvolvido. Outra dica é entregar um caderno com mensagens dos profissionais da equipe agradecendo o trabalho realizado, o cuidado com cada profissional, ou ainda, uma placa para cada profissional da equipe de RH com uma frase impactante etc. 
  • 04 de junho – Dia Nacional do Vinho:  Que tal promover uma integração da equipe de uma forma diferente? Cada pessoa da equipe pode ser convidada para sugerir um rótulo de um vinho que gosta e/ou uma receita que combina com determinados vinhos. Também é possível realizar um encontro on-line ou presencial com um sommelier com dicas sobre vinhos e harmonizações. Aqui a ideia é presentear a equipe com um momento diferente e/ou simplesmente, promover a troca de informações e interação entre os profissionais. 
  • 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – Junho Verde: Trabalhar o tema sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente é essencial para cada negócio. Que tal promover um dia em que as pessoas sejam convidadas a sugerirem melhorias para reduzir o impacto ambiental da empresa? Desenvolver palestras sobre cuidados com o meio ambiente. Desenvolver uma semana de conscientização com distribuição e/ou envio de materiais educativos, inclusive materiais que possam envolver os familiares dos profissionais. Realizar um quizz com premiações para quem mais tiver pontuação. Além disso, a empresa pode distribuir sementes de flores e/ou plantas para “conscientizar” as pessoas sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. A empresa também pode gerar um movimento de voluntariado para incentivar o cultivo de plantas, por exemplo, levar a equipe para uma ação social. Caso a empresa queira envolver a família, é possível enviar um kit com instruções de como “criar uma mini-horta em casa e envolver os familiares nesse desafio, depois os profissionais podem enviar fotos do que conseguiram fazer em suas casas junto com os familiares. Outra ação bem legal é apresentar o que a empresa já faz em termos de cuidados e preservação com o meio ambiente (ex.: ações para reduzir o consumo de água / energia, evitar o desperdício de materiais e recursos naturais etc). 
  • 12 de junho – Dia dos Namorados: Que tal presentear os profissionais com vouchers  para celebar o dia dos namorados (Ex.: vouchers de restaurantes, pizzarias, bares etc). A empresa pode buscar junto a empresas locais descontos e/ou realizar um convênio para que os profissionais da empresa tenham valores especiais.  
  • 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue: Essa data é muito importante, pois o % de doadores de sangue é ainda muito baixo. Logo, aqui a intenção é mostrar para as pessoas a importância de doar sangue, incentivar a doação e/ou até mesmo trazer informações sobre quantas vidas são salvas a partir da doação. A empresa pode fazer um mês de doação, no qual quem doar recebe um “presente personalizado da empresa” como incentivo e/ou ainda, vai para um quadro de doadores com um depoimento que incentive outras pessoas a doarem também. 
  • 24 de junho – Festa Junina – Dia de São João: Algumas empresas têm como prática a realização da tradicional festa junina. Aqui a proposta é envolver os profissionais no desenvolvimento do evento para gerar integração. Que tal sortear as equipes da empresa para a organização da festa? Realizar a organização do evento a partir da equipe é uma das formas de gerar integração. Uma equipe pode ficar responsável pelas comidas, outra pelas bebidas, outra pelas brincadeiras, outra pela animação etc...Outra possibilidade é simplesmente pedir que cada pessoa traga um “prato” para ser compartilhado com a equipe e criar um momento para isso. Caso não seja possível parar a empresa para confraternizar, é possível resgatar brincadeiras de festa junina e proporcionar esse momento nos horários de intervalo para que as pessoas possam se divertir (Ex.: você pode fazer uma pesca de valores da empresa, e ter um brinde também com a marca da empresa). Caso a equipe esteja atuando de forma on-line, é possível enviar kits juninos para as casas com brincadeiras para as crianças, desenhos para pintar, e algumas guloseimas... Lembre-se que todos os materiais de comunicação devem ser customizados com a intenção de valorizar os profissionais da equipe. 
  • 28 de junho – Dia Internacional do orgulho LGBTQIA+: Aqui a ideia é reforçar que a empresa valoriza a diversidade, a igualdade, que respeita as pessoas, por isso cabe realizar uma comunicação reforçando o pensamento da empresa, bem como trazer palestras e/ou sensibilizações sobre o tema.

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