Março é um mês tradicionalmente dedicado às mulheres, o que é justo considerando-se os desafios enfrentados no dia a dia, então por que não potencializar ações que valorizem as mulheres durante todo o mês?
Observa-se cada vez mais que as mulheres buscam a equidade, o respeito, ocupar os espaços dentro das organizações. Ainda assim, as estatísticas mostram que as mulheres possuem muitos desafios pela frente.
Esse mês pode ser utilizado para valorizar o papel das mulheres dentro das organizações, assim como para reforçar outras datas que são importantes e que às vezes passam despercebidas.
Na sequência apresento algumas dicas de ações para serem realizadas nesse período:
- 01 de março – dia da discriminação zero: como é importante valorizar a diversidade em todos os sentidos, por isso nessa data a empresa pode trabalhar com campanhas que mostrem o respeito, a valorização das pessoas, e até mesmo ações específicas que a empresa faça para manter a discriminação zero. Dói ser discriminado, a discriminação pode gerar traumas para as pessoas, por isso falar sobre esse tema pode ampliar a consciência das pessoas. Lembro que alguns dias atrás vi um vídeo de um grande líder negro que contou uma história da infância e o quanto um comentário racista tinha mexido com ele. Enquanto assisti o vídeo fiquei pensando como essa cena se repete diariamente em todos os lugares do mundo e o que nós podemos fazer para mudar isso? Afinal, todas as pessoas merecem respeito. Aqui você pode trabalhar campanhas de empatia, mostrar alguns dados, trazer mais consciência para as pessoas.
- 08 de março – dia internacional da mulher: para pensar e elaborar uma estratégia de comemoração do dia da mulher, é importante você considerar o perfil das mulheres que trabalham na sua empresa (São mães? São casadas / solteiras? Quais os principais gostos / hobbies etc). Às vezes presenteamos as mulheres com maquiagens, mas nem todas gostam de se maquiar. Gosto de valorizar o que cada mulher tem de especial, valorizar as suas características e as suas contribuições. Que tal presentear as mulheres com uma palestra de empoderamento? Ou um workshop que trabalhe o desenvolvimento de habilidades de liderança que sirvam tanto para a empresa quanto para a gestão da vida pessoal? Não é fácil conciliar vida profissional com os demais papéis que as mulheres exercem (ser mãe, ser esposa, ser filha, ser estudante etc...). No artigo que escrevi no ano passado tem uma série de ideias para ajudar você a pensar no melhor formato para a sua empresa.
- 20 de março – dia internacional da felicidade: particularmente gosto de trabalhar essa data nas empresas, uma vez que as pessoas pensam que a felicidade é um fim, e não percebem que a felicidade é o processo, a trajetória. Aqui vale a pena fazer as pessoas lembrarem o que traz felicidade para elas, que tal fazer enquetes para identificar momentos felizes, o que traz alegria para o dia a dia, e/ou até mesmo resgatar os momentos felizes da empresa? Outra dica é trabalhar a gratidão, uma vez que cientificamente, quando somos gratos temos a tendência de sermos mais felizes (Obs.: isso está explícito em pesquisas elaboradas em Harvard).
- 22 de março – dia mundial da água: nessa data cabe trabalhar a conscientização da importância de utilizar a água com sabedoria. Gosto da ideia de distribuir garrafinhas personalizadas, e/ou preparar uma água aromatizada e mostrar alguns números para elevar a consciência do uso desse recurso.
- 31 de março – dia da saúde e nutrição: a maioria das pessoas se alimenta muito mal e/ou não tem a orientação correta sobre os alimentos que proporcionam mais saúde. Que tal fazer um dia da saúde com orientações de especialistas (médicos, nutricionistas etc). Vale até mesmo oferecer oficinas de nutrição com dicas simples e fáceis de serem aplicadas no dia a dia.
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram para receber os artigos em primeira mão.
Acompanhe mais dicas: