Março é um mês especial, porque geralmente a maioria dos profissionais das empresas já retornaram das férias e as atividades voltam a normalidade. Logo é um período para direcionar as energias para o propósito da empresa.
Quando a empresa deseja ter um endomarketing estratégico precisa observar as necessidades da equipe para então desenhar ações condizentes e que principalmente façam sentido para as pessoas, sejam valorizadas e reconhecidas.
O endomarketing não pode ser apenas promover eventos e/ou ações isoladas, deve ter uma ideia de continuidade, as ações devem ter um propósito e de fato gerar impacto para as pessoas.
Endomarketing não é sobre distribuir presentes, promover momentos com comidas / alimentos para os profissionais, e/ou apenas celebrar datas aleatórias. Se isso acontecer, os profissionais passarão a “reclamar” que isso não é o que gera resultados para eles.
Para ter consistência, o endomarketing precisa ser planejado e contar com uma boa dose de criatividade. Obviamente as datas podem ser aproveitas para trabalhar temas que são importantes para a empresa e para as pessoas.
Segue ideias para serem aplicadas durante o mês de março:
- Carnaval (03 e 04 de março) – Que tal distribuir um kit folia com um material que reforce os valores da empresa? Caso a empresa precise fortalecer a integração / vínculo entre os profissionais, recomendamos promover happy hours, momentos de descontração, ter espaços Instagramáveis e/ou ainda, promover um desafio onde cada setor pode fazer uma decoração e/ou representar um “bloco”, e aproveitar para realizar a integração entre setores. Caso a empresa esteja localizada em alguma região na qual é comemorado o Carnaval, é possível trazer escolas de Samba, fazer pequenas aulas de samba etc. Outra dica é promover a “Folia do Bem”, uma ação para promover o voluntariado junto às equipes.
- Dia Mundial da Obesidade (04 de março) – Aqui a dica é levar mais saúde para dentro da empresa, seja por meio de orientações, materiais instrutivos, estatísticas sobre a importância de se cuidar, mostrar como é possível fazer pequenos movimentos para ganhar mais vida. Por exemplo: É possível mostrar a quantidade “escondida” de açúcar em alimentos que muitas vezes não consideramos tão nocivos, e/ou ainda, desenvolver e-books em parceria com profissionais com dicas e/ou receitas saudáveis. Outra dica bem legal que já fiz centenas de vezes é pedir que cada profissional envie uma receita saudável para compartilhar com a equipe.
- Dia Internacional da Mulher (08 de março) – Valorizar o papel das mulheres dentro das empresas é fundamental. Aqui a dica é empoderar o público feminino por meio de palestras voltadas para a carreira, liderança e/ou conciliações dos diferentes papéis da mulher, inclusive consulte nossa empresa (temos palestras fantásticas para o público feminino), pois sabemos o quanto as mulheres sofrem com o sentimento de culpa de muitas vezes terem que escolher entre o trabalho e/ou filhos, assim como a dificuldade de lidar com os diferentes papéis exercidos. Outro desafio para muitas mulheres é a escolha sobre carreira / crescimento. Além disso, é possível promover momentos de autocuidado (distribuir vouchers de autocuidado para massagem, salão de beleza etc), de olhar para si, de aprender a comunicar as expectativas e conquistar o espaço almejado. Caso a equipe seja pequena é legal desenvolver um presente personalizado com características positivas marcantes das mulheres. Rodas de conversas, trocas de ideias, e ainda um café especial podem tornar essa data memorável. Gosto também da ideia de receber as profissionais num espaço decorado com as fotos de cada profissional. Outra ideia é presentear todos os profissionais da equipe com flores e/ou algo simbólico que possam ser entregues para “mulheres especiais”, ou seja, alguém do convívio do profissional da equipe.
- Dia Nacional da Poesia (14 de março) – Essa talvez seja uma data que poucas empresas utilizam, aqui a ideia é promover a integração / relacionamento entre os profissionais. Nossa dica é colocar “varais com poesias penduradas pela empresa”, e promover um dinâmica na qual as pessoas possam escolher poesias e entregar para colegas de trabalho. Aqui é necessário fazer uma curadoria do conteúdo, pois a ideia é fortalecer vínculos.
- Dia Internacional da Felicidade (20 de março) – A cada ano cresce o número de pessoas com problemas relacionados à saúde mental, por isso é possível trabalhar essa data com palestras, rodas de conversas, pílulas de pequenas ações que o profissional pode fazer no dia a dia para se sentir melhor, e até mesmo trazer para empresa momentos para promover o bem-estar (Ex.: minuto zen, espaço de massagem etc.). Caso a equipe atue no formato on-line é possível pedir que os profissionais enviem uma imagem que remeta para felicidade, e montar um “mosaico”, “uma única imagem”.
- Dia Mundial da Água (22 de março) – Aqui podemos incentivar o consumo de água como algo positivo para a saúde, mostrar através de vídeos, imagens e/ou até mesmo fala de profissionais de nutrição sobre o consumo adequado. A empresa pode aproveitar a data para distribuir garrafinhas personalizadas para cada profissional.
- Dia Nacional da Saúde e Nutrição (31 de março) – Saúde deve ser uma pauta constante das empresas. Sem saúde os profissionais não conseguem desempenhar as suas atividades, aqui é possível desenvolver palestras com especialistas (médicos, nutricionistas, fisioterapeutas etc), fazer parcerias com lojas especializadas em produtos naturais, fazer um quizz sobre saúde e sortear uma cesta de produtos naturais entre os profissionais que participarem, ou ainda, trazer dicas da própria equipe sobre o que as pessoas fazem para cuidar da saúde.
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