O mês de novembro nos mostra que estamos chegando no final de ano, geralmente as pessoas já estão naturalmente se sentindo mais cansadas, por isso esse é um período para comemorar as metas atingidas até o momento e dar uma “energia extra” para a equipe.
Durante esse mês há algumas datas que podem ser trabalhadas no endomarketing com o intuito de integrar, aproximar, motivar, educar e até mesmo cultivar os principais valores da empresa.
Na sequência apresento algumas ideias:
- Novembro Azul: mundialmente é conhecido como o mês da conscientização à prevenção do câncer de próstata, a ideia é incentivar os profissionais do sexo masculino a voltarem sua atenção para a prevenção e o tratamento dessa doença. Nesse sentido, o principal objetivo do mês é conscientizar os profissionais e minimizar o preconceito que envolve os procedimentos do exame. Dessa forma, a empresa pode desenvolver materiais informativos sobre o tema, realizar palestras on-line ou presenciais com médicos que possam orientar sobre a importância da prevenção, realizar uma decoração especial no ambiente de trabalho, um mural ou painel informativo, ou ainda, realizar um dia do desafio azul, no qual os profissionais são convidados a utilizarem roupas com a cor azul.
- Dia mundial da gentileza (13 de novembro): essa data pode ser utilizada com o objetivo de aproximar as pessoas. Que tal propor uma troca de gentilezas e/ou um momento, onde cada pessoa escreve um cartão para um profissional da equipe agradecendo uma determinada gentileza realizada ao longo do ano. Você pode criar uma caixinha da gentileza, ou seja, uma caixa onde tenha envelopes com pequenas gentilezas que podem ser feitas no dia a dia pelos profissionais da equipe, e nesse caso cada profissional da equipe pode pegar uma “gentileza” e realizar para alguém da equipe durante a semana e/ou no dia da gentileza. Você pode prolongar esse dia para uma Semana da Gentileza onde as pessoas são convidadas a fazerem gentilezas para os profissionais da equipe.
- Ação de Graças (25 de novembro): você pode construir um mural ou caixinha da gratidão, disponibilizar uma série de mensagens padronizadas on-line para que os profissionais da equipe troquem entre si; criar um painel onde os profissionais possam escrever as razões pelas quais agradecem todos os dias.
Outra sugestão é aproveitar esse período para realizar algumas campanhas motivacionais, ou ainda, ações que reforcem o quanto a equipe está engajada para atingir os objetivos / metas. Você pode promover dinâmicas onde cada um possa escrever o que já realizou esse ano e o que pretende realizar em 2022; ou ainda, presentear a equipe com um momento especial e/ou presentes que estejam associados com a energia (que tal um energético, chocolates e/ou algo que remeta para ter uma energia extra).
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: