Ideias de endomarketing para o mês de outubro

27/08/2021

As ações de endomarketing podem ter o propósito de engajar, integrar, educar ou até mesmo conscientizar as pessoas da equipe. Durante o mês de outubro há algumas datas que podem ser trabalhadas com esse intuito.  

Na sequência apresento uma série de dicas para esse mês: 

  • Outubro Rosa: Outubro Rosa é um movimento mundial que tem por objetivo  chamar a atenção das pessoas para a prevenção ao câncer de mama. Nessa data a empresa pode atuar exatamente nesse sentido, convidando as pessoas para prevenção. Vale trabalhar com campanhas internas mostrando como fazer o auto-exame; trazer dados e informações sobre o câncer de mama; criar um ciclos de debates e/ou até mesmo trazer palestras sobre a importância da prevenção; desenvolver vídeos com depoimentos de profissionais que tiveram câncer e a importância da prevenção; criar uma campanha para que os profissionais da empresa ajudem uma instituição ou ONG de apoio ao câncer de mama seja com doações (dinheiro, lenços, cabelo etc) e/ou com alguma atividade em específico; distribuir máscaras rosas com alguma frase de apoio  “eu me cuido”; convidar as pessoas para que venham vestidas de rosa num determinado dia (desafio do rosa); desenvolver uma moldura para que as pessoas possam fazer fotos com a ideia de prevenção; distribuir rosas como um símbolo de prevenção; decorar a empresa; promover uma caminhada da empresa com essa temática; distribuir um marcador de página com dicas sobre a prevenção do câncer. 
  • Dia do vendedor (01/10): se a empresa tiver a maior parte da equipe envolvida no comercial, vale a pena investir no dia do vendedor. Você pode programar um café especial; desenvolver um momento de reconhecimento dos vendedores, realizar um workshop ou treinamento de vendas como um presente para a equipe; entregar um presente especial (Ex.: moleskine do super vendedor); sortear algum recurso e/ou ferramenta importante para a equipe (ex.: celular, tablet); realizar um cartão de homenagem mencionando “super vendedor (a)”; desenvolver um quadro ou caneca com mensagens típicas de vendedores (Ex.: Bater meta; Prospectar novos clientes). 
  • Dia dos animais (04/10): Que tal promover um pet day nesse dia e/ou na semana? Dar a oportunidade das pessoas trazerem os seus animais de estimação para o ambiente de trabalho. Ou ainda, fazer um vídeo dos profissionais da equipe com os seus pets? Ou ainda, realizar uma campanha para arrecadar ração para doação para instituições que cuidam de animais abandonados. Vale ainda proporcionar palestras e/ou lives com veterinários sobre cuidados com os pets, sortear vouchers de empresas parceiras para embelezamento dos animais entre outros. 
  • Dia Mundial da Saúde Mental (10/10): aqui o objetivo é ajudar as pessoas a cuidarem das suas mentes, por isso recomendamos palestras de inteligência emocional, oficinas de meditação, atividades que envolvam o auto-cuidado. Campanhas internas com dicas sobre aplicativos que as pessoas podem baixar com o propósito de cuidarem das suas mentes etc...
  • Dia das crianças (12/10): que tal fazer um painel / mural com fotos dos profissionais da época de criança e realizar uma enquete sobre quem é quem? Outra dica é distribuir doces para lembrar a infância com mensagens que mostrem a importância de manter vivo (a) a criança que está dentro de cada um. Desenvolver um jogo para os pais brincarem com os seus filhos e/ou desenhos para serem pintados. Ou ainda, você pode providenciar um kit do artista para que pais e filhos possam fazer a sua arte e enviar fotos / registros do momento para a empresa. Preparar um vídeo dos filhos para passar nos horários de intervalo e/ou realizar uma “reunião surpresa” on-line, onde o filho (a) surpreenda o pai / a mãe. A empresa também pode investir em uma ação social com crianças carentes. Vale ainda a ideia de relembrar os sabores da infância, distribuindo doces típicos...
  • Halloween (31/10): dependendo da cultura da empresa, você pode promover um dia que as pessoas venham fantasiadas; disponibilizar um profissional para realizar maquiagem de Halloween nos profissionais; investir numa decoração especial e/ou ainda, servir algo diferente no almoço / jantar. Que tal realizar a brincadeira dos Doces ou Travessuras? Uma troca de doces entre setores é uma boa forma de integrar as pessoas. 
  • Outubro também nos aproxima do final do ano, que tal fazer uma campanha para que as pessoas mantenham a energia até o final do ano? 

Espero que você tenha gostado das dicas, se você implementar, nos envie uma foto e/ou escreva contando. 

 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

Ideias de endomarketing para o mês de outubro

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?