Outubro vem chegando e com esse mês nos aproximamos do final de ano. Por isso, nesse período podemos preparar a empresa para reforçar a energia que a equipe precisa ter para conseguir chegar até o final do ano com as metas batidas e com o foco no que precisa ser realizado.
Também é um mês dedicado principalmente à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na sequência apresento uma série de ideias de endomarketing para aplicar durante esse mês:
- Energia extra: Que tal presentear a equipe com um kit de energia e texto motivacional falando sobre a importância de se manter focado para atingir os objetivos pessoais e profissionais definidos para o ano? Vale a pena reforçar as conquistas atingidas até o momento e/ou até mesmo realizar uma dinâmica com o time sobre o que cada um conseguiu realizar na sua vida pessoal ou profissional até esse momento. O kit de energia pode contemplar guloseimas e/ou itens que remetam para energia em si (chocolate, bebidas energéticas etc...).
- Outubro rosa: O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, por isso palestras, campanhas informativas com foco na prevenção, vídeos com depoimentos de profissionais que venceram o câncer, distribuição de informativos e de camisetas rosas alusivas ao Outubro Rosa são algumas das iniciativas possíveis etc. Lembrando que câncer é um assunto sério, por isso “informar” pode ser uma forma de “prevenir”. Outra dica é realizar uma campanha para arrecadação de doação de lenços ou promover cortes de cabelos com foco na doação para produção de perucas. Nessa linha da solidariedade a empresa pode abrir as portas para entidades que apoiam a causa do câncer para a comercialização de itens cuja a verba arrecadada seja revertida para ajudar quem precisa. Decorações especiais e vídeos em formato de microlearning, ou seja, vídeos curtos com dicas práticas sobre o auto-exame são outras estratégias possíveis.
- Dia do vendedor (01 de outubro): As vendas representam o motor de crescimento de uma empresa, por isso nessa data deve-se reconhecer os vendedores da empresa e/ou até mesmo toda equipe (se for o caso), mostrando que todas as pessoas são vendedores (as) da empresa. Nesse dia você pode oferecer um café especial ou happy hour para a equipe, realizar um reconhecimento público para a equipe, entregar cartões com mensagens sobre as falas mais comuns do time de vendas, criar um painel com as fotos dos profissionais e um agradecimento, oferecer algum presente que faça sentido para as pessoas da equipe e que inclusive possam facilitar o trabalho de vendas.
- Dia internacional da música (01 de outubro): Que tal criar uma playlist com as músicas preferidas da equipe e disponibilizar para todos?
- Dia mundial dos animais (04 de outubro): Muitas pessoas consideram os animais como verdadeiros filhos. Algumas sugestões para aproveitar essa data: criar um vídeo com fotos dos profissionais e seus pets; promover o dia do pet na empresa e/ou a semana dos pets.
- Dia mundial da saúde mental (10 de outubro): Falar sobre saúde mental nunca é demais, afinal ansiedade e depressão configuram entre as doenças mais comuns da atualidade. Você pode promover rodas de conversas; criar vídeos com dicas sobre como manter a saúde mental; promover oficinas de mindfulness e/ou relaxamento profundo; promover palestras com especialistas; distribuir mensagens que abordem a importância de falar sobre sentimentos e emoções etc.
- Dia das crianças (12 de outubro): Essa data pode ser celebrada envolvendo os filhos dos profissionais da empresa e/ou a própria equipe. Que tal promover uma visita das crianças na empresa e/ou que possam acompanhar um turno de trabalho dos pais? Outra dica é enviar para casa kits com guloseimas e desenhos para serem pintados. Caso a empresa queira estreitar o “pertencimento” pode também apostar na solicitação de vídeos das crianças falando sobre o trabalho dos pais e presentear com algum mimo todas as crianças que enviarem os vídeos. Se a empresa optar por comemorar a data com os profissionais da empresa cabe “resgatar” alguns elementos da infância: que tal criar um espaço para que os profissionais relembrem brincadeiras da infância (Pular amarelinha? Jogo da velha? Cama elástica etc). Ou ainda, criar um quizz com um painel com as fotos dos funcionários na infância e um descubra quem é quem?
- Dia nacional do livro (29 de outubro): Infelizmente o hábito da leitura vem se perdendo, o dia nacional do livro pode ser um motivo para resgatar esse bom hábito. Que tal presentar a equipe com livros com temas que sejam importantes para a empresa? Ou ainda, promover um “troque o seu livro”, ou seja, cada profissional da equipe traz um livro para trocar com outro colega!
- Dia das bruxas / Halloween (31 de outubro): Se a empresa tiver o espírito e abertura para um Halloween, que tal convidar os profissionais para que venham fantasiados? Distribuir doces e/ou promover travessuras também podem fazer parte da ação. Outra dica é pedir que cada equipe decore o seu ambiente e promover uma premiação para os ambientes mais criativos e/ou ousados.
Lembrando que recomendamos que todas as ações de endomarketing tenham uma sequência, ou seja, estejam relacionadas uma com as outras e façam parte de um planejamento maior para reforçar os valores da empresa, integrar as pessoas e manter todos com foco nos objetivos.
Ps.: Se você implementar alguma ideia, lembre-se de compartilhar conosco.
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: