O mês de outubro nos aproxima do final de ano, é um bom momento para fazer uma avaliação do que foi realizado e o que ainda precisa ser executado. Você pode reunir a equipe e realizar uma dinâmica simples com post its: O que fizemos bem até o momento? O que ainda precisamos realizar? A mesma atividade vale para a vida pessoal. A partir do debate é possível reconhecer as conquistas e estabelecer um plano de ação para encerrar o ano.
Outubro também é marcado pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, por isso recomendamos fortemente que as empresas trabalhem essa temática para reforçar a importância do autocuidado e da saúde.
Na sequência apresentamos uma série de dicas para cada uma das datas do mês de Outubro:
- Outubro rosa: parceria com empresas que realizam os exames para conseguir descontos nos valores dos mesmos e/ou ainda, custear integralmente os exames para funcionárias e dependentes; realizar campanhas para incentivar as consultas; promover palestras com médicos / especialistas; desenvolver um vídeo com depoimentos de pessoas que venceram o câncer a partir do diagnóstico precoce; desenvolver uma roda de conversas sobre o tema; elaborar um painel com informações sobre a prevenção do câncer; promover uma campanha na qual a funcionária apresenta um comprovante do exame e recebe algum mimo (vale cinema, voucher de leitura etc); investir na decoração da empresa para lembrar a importância do autocuidado; preparar um kit que seja levado para casa para incentivar as mulheres a realizarem os exames; desenvolver um vídeo com dicas de como se prevenir.
- Dia do vendedor (01 de outubro): promover um treinamento / palestra com foco na área comercial; realizar o reconhecimento dos melhores vendedores da empresa com premiações / bonificações; promover uma roda de conversas sobre técnicas e estratégias de vendas mais assertivas; entregar um presente que faça sentido para a equipe; promover um café, almoço, jantar e/ou happy hour.
- Dia dos animais (04 de outubro): realizar a semana dos pets na empresa; estabelecer parcerias com clínicas veterinárias / petshops para conceder descontos para funcionários com pets; realizar uma campanha com as fotos dos pets da equipe; realizar um quizz de quem é esse pet?
- Dia mundial da saúde mental (10 de outubro): presentear as equipes com livros sobre inteligência emocional; desenvolver palestras com especialistas; criar materiais com dicas de como manter a mente saudável.
- Dia das crianças (12 de outubro): distribuir vouchers de locais onde pais e filhos possam brincar juntos; presentear filhos dos funcionários com brinquedos e/ou algo que lembre a empresa (quebra cabeça, livros de pintar etc); promover um concurso cultural de desenho; criar uma semana da criança na empresa (filho (a) pode acompanhar o pai / mãe no ambiente de trabalho); desenvolver uma caixa com atividades que pais e filhos possam fazer junto e pedir que os funcionários registrem esses momentos.
- Halloween (31 de outubro): essa é uma data que muitas empresas não costumam celebrar, depende muito de fatores culturais. De qualquer forma a empresa pode incentivar que todos venham fantasiados e fazer um concurso da melhor fantasia no final do expediente; distribuição de kits de guloseimas e/ou decoração especial.
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: