Ideias de endomarketing para o mês de outubro

23/08/2024

O endomarketing deve fazer parte da estratégia do negócio da empresa, ou seja, não são ações ou ideias isoladas e sem conexão umas com as outras. Dentro de um planejamento de endomarketing deve haver uma sequência lógica para transmitir a continuidade das ações e trazer o resultado que a empresa busca, entre os quais maior engajamento e comprometimento dos profissionais. 

O endomarketing visa reforçar a cultura, integrar e aproximar as pessoas. Por isso, nunca recomendo que a empresa trabalhe apenas com a proposta de presentear as pessoas com brindes, e sim, com ações pensadas para gerar algum tipo de impacto na vida pessoal e/ou profissional. 

Num contexto estratégico, a ideia é colocar as pessoas em movimento / ação, somente isso pode gerar uma mudança no pensamento e/ou comportamento das pessoas. 

Nesse período tem-se o Outubro Rosa, que consiste num movimento mundial para despertar a atenção das pessoas para a prevenção ao câncer de mama. 

Nesse sentido, a empresa pode trabalhar na sua estratégia de endomarketing com ações voltadas para a saúde de uma forma integral, pensando não apenas nos profissionais da empresa, mas também nos seus respectivos familiares. 

Na sequência apresenta-se dicas: 

  • Promover palestras com médicos e/ou especialistas sobre a importância do autocuidado e informações sobre a prevenção do câncer de mama; 
  • Gravar vídeos com profissionais que venceram o câncer de mama com as suas histórias e dicas sobre a importância do autocuidado e/ou até mesmo uma roda de conversa; 
  • Promover uma campanha de solidariedade para auxiliar ONGs que apoiam pessoas com câncer de mama;
  • Realizar uma campanha para arrecadar lenços para doação para pessoas que estão em tratamento de câncer; 
  • Distribuir materiais informativos e/ou check lists para todos os profissionais sobre a prevenção do câncer de mama; 
  • Decorar a empresa com balões na cor rosa e dentro de cada balão colocar uma dica relacionada à prevenção. Promover uma roda de conversa e pedir que cada profissional possa escolher um balão e ler a sua dica para as outras mulheres;  
  • Todos os dias do mês de outubro realizar uma ação voltada para a conscientização: no primeiro dia do mês entrega de uma bala rosa com cartão lembrando sobre a importância do autoexame; no segundo dia entrega de uma mensagem; terceiro dia entrega de material informativo; quarto dia convite para participar de uma roda de conversa; quinto dia divulgação do número de pessoas que já fizeram check up anual da saúde e/ou no caso das profissionais mulheres que realizaram os exames de acompanhamento etc... 
  • Promover uma espécie de game interno com a distribuição de uma cartela com atividades sugeridas, no qual as pessoas são convidadas a realizarem ações para fortalecer o bem-estar físico e emocional (Ex.: beber 2 litros de água por dia; caminhar 3 km por dia; evitar doces ou comidas gordurosas; realizar o check up anual etc...). As pessoas podem marcar as atividades realizadas no prazo concedido pela empresa e quem preencher 100% da cartela recebe um mimo e/ou participa de um sorteio especial;
  • Realizar parcerias com lojas de produtos naturais para que os profissionais da empresa tenham descontos e que a loja possa fazer um dia de degustação de produtos saudáveis; 
  • Parceria com a operadora do plano de saúde para realizar ações de conscientização durante todo mês;
  • Promover “lives e/ou palestras” abertas para familiares dos profissionais sobre a prevenção do câncer; 
  • Promover um quizz sobre o tema para identificar o nível de conhecimento dos profissionais; 
  • Realizar a decoração da empresa e distribuir camisetas na cor rosa para todos os profissionais; 
  • Abrir espaços da empresa para que ONGS e/ou instituições que auxiliam pessoas com câncer de mama possam comercializar itens personalizados para ajudar nos custos dos tratamentos; 
  • Promover exposição com quadros de mulheres que tiveram câncer de mama e uma frase com um conselho (Ex.: O autoexame me salvou. Faça você também!);
  • Criar slides com dicas fáceis de serem lembradas e disponibilizar no início das reuniões de equipe / reuniões gerais.

Outras datas importantes durante o mês de outubro e que podem ser consideradas na estratégia de  endomarketing:

  • Dia do vendedor (01 de outubro): realizar homenagem para os vendedores da empresa; presentear os vendedores com um almoço e/ou jantar especial; criar certificados com as características dos vendedores (Ex.: vendedor motivador; vendedor otimista; vendedor persistente etc); 
  • Dia internacional da música (01 de outubro): criar uma playlist com as músicas favoritas da equipe; identificar talentos musicais na empresa e convidar para que realizem apresentações em datas e períodos específicos; 
  • Dia mundial dos animais (04 de outubro): Que tal promover o Pet Day ou Semana do Pet na empresa? Caso seja inviável é possível realizar outras campanhas, tais como pedir que cada profissional envie uma foto com o seu Pet e elaborar um vídeo de homenagem; Presentear os profissionais com algum acessório para o Pet (ex.: bandanas com a marca da empresa); Realizar parcerias com empresas que comercializam produtos ou serviços para pets para que os profissionais da equipe tenham condições e/ou valores especiais; Fazer um mural com fotos dos Pets e ter um espaço para que a equipe descubra de quem é cada Pet, essa é uma forma de aproximar / integrar.  
  • Dia mundial da saúde mental (10 de outubro): Promover palestras, workshops e/ou rodas de conversa sobre inteligência emocional. Divulgar dicas práticas de como cuidar da saúde mental. 
  • Dia das crianças (12 de outubro): Promover uma ação de solidariedade para arrecadar brinquedos para doação para crianças carentes; Criar um espaço para que os profissionais possam revisitar as brincadeiras da infância e/ou ainda, convidar os profissionais para que tragam algum brinquedo da infância; Criar um painel e/ou vídeo com fotos da infância dos profissionais e falar sobre a criança interior / sonhos etc. 
  • Dia nacional do livro (29 de outubro): Que tal promover um “troca – troca de livros”, cada profissional traz um livro e empresta para algum colega; Promover uma campanha on-line com dicas de livros de profissionais que têm esse hábito; Distribuir vouchers e/ou vales-livros para os profissionais da equipe; Organizar uma feira do livro dentro da empresa para incentivar a leitura; 
  • Dia das bruxas e/ou Halloween (31 de outubro): Caso a empresa tenha na sua cultura a integração como um dos seus valores, é possível fazer um concurso de fantasias do Halloween e/ou distribuir doces com frases para alegrar o dia e/ou simplesmente com palavras que traduzam os valores da empresa. A intenção não é trabalhar a data pela data e sim fazer uma ação que tenha sentido para as pessoas e que traga descontração e alegria para o ambiente de trabalho. 

Lembre-se que as ações devem estar conectadas umas com as outras, devem ter um sentido para a cultura da empresa e para as pessoas. 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.   

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

 

Ideias de endomarketing para o mês de outubro

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?