Ideias de endomarketing para o mês de setembro

30/07/2021

Setembro é um mês com datas especiais que podem ser utilizadas no endomarketing com o objetivo de conscientizar, educar e integrar as pessoas. Lembrando que todas as ações de endomarketing devem estar vinculadas com a estratégia da empresa. 

Além disso, é importante pensar que estamos nos aproximando do final de ano, então vale contemplar no calendário de endomarketing ações voltadas para a motivação dos profissionais para que permaneçam focados nas metas até o final do ano. 

  • Setembro amarelo (10 de setembro – dia mundial de prevenção do suicídio): cada vez mais o índice de suicídios vem aumentando no Brasil, por isso falar sobre a prevenção é essencial. Que tal decorar a empresa com balões amarelos, distribuir material informativo (sinais que demonstram que há probabilidade de algo ruim acontecer, como procurar ajuda, estratégias para manter a mente e a consciência serena), criar uma dinâmica onde as pessoas possam falar sobre os seus sentimentos ou até mesmo trazer suas histórias de superação. Aqui é importante mostrar que todas as pessoas são vulneráveis e há estratégias para resgatar. O índice de suicídios é maior entre adolescentes, caso os profissionais da sua empresa tenham filhos adolescentes, é possível contemplar palestras com psicólogos ou terapeutas para que os profissionais tenham acesso a estratégias de como lidar com essa fase. 
  • Dia internacional da caridade (05 de setembro): sempre é tempo de fazer o bem, que tal mobilizar a equipe para arrecadar doações e prestigiar entidades ou pessoas carentes. 
  • Dia do cliente (15 de setembro): cada vez mais precisamos reforçar a importância de atender bem o cliente. Que tal aproveitar essa semana e criar uma campanha interna onde você possa fazer as pessoas pensarem sobre a importância do cliente. Aqui vale fazer dinâmicas de grupo: Quem é o cliente? Quizz para ver o quanto os profissionais conhecem o cliente da empresa. Resgatar elogios recebidos durante o ano dos clientes. Realizar palestras para a equipe sobre a excelência no atendimento do cliente etc. 
  • Dia da árvore (21 de setembro): a natureza carece cada vez mais da atenção do ser humano. Que tal realizar uma ação de conscientização? Distribuir desenhos personalizados para que os pais levem para os filhos pintarem, distribuir mudas de plantas, fazer uma campanha para que as pessoas tragam fotos suas na natureza para compor um painel ou quadro. 
  • Dia mundial sem carro (22 de setembro): a empresa pode criar um movimento para que os profissionais utilizem meios de transporte alternativo e/ou ainda compartilhem as caronas. 
  • Início da primavera (22 de setembro): nesse dia cabe a ideia de distribuir plantas ou flores para marcar o início da primavera. Que tal distribuir sementes de girassol e aproveitar para contar um pouco mais sobre a história dessa flor?
  • Dia do sorvete (23 de setembro): que tal promover a entrega de sorvetes para os profissionais da equipe, principalmente se o dia estiver propício para isso. Essa pode ser uma ação mais motivacional de reconhecer as pessoas e de promover um clima mais descontraído. 
  • Dia do surdo (26 de setembro): cada vez mais as empresas têm trabalhado a inclusão, nessa data você pode fazer workshops sobre a língua de sinais e/ou ainda distribuir cartelas com o alfabeto em libras. 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

 

Ideias de endomarketing para o mês de setembro

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?