Setembro é um mês importante para o endomarketing, pois há datas que podem ser trabalhadas com o intuito de reforçar o bem-estar emocional, físico e espiritual. É o mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Além disso, é o mês que marca o “dia do cliente”, que é quem move os resultados das empresas.
Segue dicas especiais para esse mês:
Setembro Amarelo (10/09 – dia mundial de prevenção do suicídio):
- Realizar uma decoração especial para fortalecer a ideia de que as pessoas podem e devem buscar ajuda quando houver pensamentos ruins.
- Presentar a equipe com livros sobre gestão das emoções e até mesmo promover o método cumbuca para que as pessoas possam trocar ideias sobre o que leram no livro.
- Criar uma playlist com meditações guiadas: sabemos que as meditações têm o poder de acalmar a mente. Criar uma playlist com essas meditações é algo simples e de baixo custo.
- Promover momentos de bem-estar: que tal criar uma semana especial com vários “serviços” de auto-cuidado - massagens, momento com psicólogos, maquiagem? Esses momentos acabam elevando a auto-estima e permitem que as pessoas se sintam melhores.
- Promover rodas de conversa: falar sobre os sentimentos e emoções presentes faz com que as pessoas se sintam melhor e possam expor aquilo que está incomodando.
- Desenvolver palestras: nem sempre o desejo de suicídio parte dos profissionais da empresa, às vezes pode vir de um familiar, por isso as palestras educativas podem abordar alguns “sinais” que devem ser observados no dia a dia junto aos familiares e pessoas de convívio e como lidar com essas suspeitas de desejo de suicídio.
- Entregar materiais educativos de forma física e on-line: dicas para acalmar a mente, desenhos para que as crianças possam pintar, cartilhas com informações sobre o Setembro Amarelo.
- Desenvolver convênios com empresas para que os profissionais da equipe tenham descontos em serviços voltados para o bem-estar (massagens, terapias holísticas, terapias convencionais etc...)
- Momentos de conversa com psicólogos: disponibilizar um momento para conversa com psicólogos qualificados que possam orientar sobre as situações difíceis que eventualmente os profissionais estejam passando.
- Distribuir cadernos da gratidão: pessoas que têm o hábito de agradecer as coisas simples da vida são menos suscetíveis a pensarem no suicídio.
Dia do cliente (15/09):
- Realizar uma homenagem para as equipes de atendimento ao cliente (café da manhã especial, happy hour etc...).
- Gravar vídeos com os depoimentos de clientes agradecendo pelos serviços prestados e/ou pela qualidade do atendimento das equipes.
- Realizar um momento com a equipe para pensar sobre o que pode ser feito para encantar e fidelizar os clientes da empresa.
- Criar um momento onde o cliente possa ir até a empresa e construir ideias de melhorias para os produtos e/ou serviços da empresa.
Dia mundial sem carro (22/09):
- Que tal promover um dia sem carro na empresa? Criar uma campanha para que as pessoas utilizem meios de transporte alternativos e/ou incentivar as caronas.
Dia do sorvete (23/09):
- Realizar uma surpresa e distribuir sorvetes para a equipe com mensagens motivacionais, por exemplo “Que bom contar com você na nossa equipe!”, “Um presente especial para alguém especial”, “Que o seu dia seja incrível”...
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: