Ideias de endomarketing para o mês de setembro

05/08/2024

Setembro é um mês que nos aproxima do final de ano, e é uma oportunidade para reforçar o quanto é importante trabalhar o autocuidado em todas as instâncias da vida (pessoal, profissional, familiar etc).

No dia 10 de setembro, a OMS (Organização Mundial da Saúde) criou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Embora, esse tema seja pesado é super importante de ser tratado, pois cada vez mais lidamos com ansiedade, depressão e outros tipos de doenças e transtornos mentais. Setembro nos convida para essa reflexão sobre a importância da vida, a forma como lidamos com as nossas emoções e preocupações. 

Para se ter uma ideia, de acordo com a SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria cerca de mil crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 19 anos cometem suicídio no Brasil a cada ano. Os motivos que levam ao suicídio têm relação com o enfraquecimento de vínculos, geralmente a pessoa se isola, sente que não pertence, não se sente importante. 

Outros fatores também podem levar uma pessoa ao suicídio, tais como se sentir sobrecarregado (a), necessidade de ter férias constantemente, dificuldades financeiras, bullying, frases de familiares, traições, e até mesmo sentir que não se enquadra nos padrões da sociedade moderna, entre outros. 

Nesse sentido cabe trabalhar o tema com todos os profissionais da empresa com o intuito de preservar as vidas.

Algumas dicas relacionadas com o setembro amarelo:

  • Momento de elogios: Criar um momento nas equipes para que as pessoas possam elogiar uns aos outros de forma autêntica e genuína. Essa é uma forma de estabelecer um momento de valorização e reconhecimento. 
  • Distribuir sementes de girassol e/ou girassóis com uma mensagem sobre ser luz na vida de outras pessoas: nos dias nublados os girassóis se viram uns para os outros buscando a energia em cada um. 
  • Lançamento de um programa de bem-estar com iniciativas focadas nas pessoas: Desenvolver um programa integrativo para ampliar o cuidado com a mente, espírito e corpo. Muitas vezes as pessoas com quadro depressivo e/ou com ansiedade não sabem nem por onde começar para se sentir melhor. Além disso, muitas pessoas têm medo de procurar ajuda, ou seja, quando a empresa tem um programa de Bem-Estar que atende todos os profissionais, aumenta a chance de auxiliar as pessoas a se recuperarem e/ou perceberem sinais nos familiares.
  • Vouchers de desconto ou oferecer 100% de subsídio para incentivar à atividade física: Quanto mais as pessoas cuidarem do corpo, menor a chance de terem problemas relacionados à saúde mental.
  • Decoração temática, camisetas personalizadas para lembrar a importância de cuidar da vida:Lançar um desafio para que cada equipe faça a decoração do setor; Distribuir caixinhas com mensagens positivas para que cada setor possa se beneficiar com um conteúdo significativo; Distribuir camisetas personalizadas com o tema do Setembro Amarelo;
  • Bate papo com especialistas em saúde: Promover lives e/ou rodas de conversas com especialistas que tragam práticas para manter a saúde mental em dia. Esses conteúdos podem ser disponibilizados para a família, não apenas para os funcionários. 
  • Promover palestras, cursos e workshops de inteligência emocional: Quando tratamos o tema de inteligência emocional em workshops ou palestras é perceptível que a maioria das pessoas não entende o funcionamento do cérebro e o poder de práticas simples que podem ampliar o bem-estar. 
  • Marcador de páginas com dicas práticas: Entregar um marcador de páginas com dicas de bem-estar e saúde;
  • Selecionar e enviar podcasts / audiolivros para que as pessoas possam ter acesso a diferentes ideias de como cuidar da mente e do corpo;
  • Promover mindfulness: Que tal oportunizar oficinas de mindfulness para que as pessoas possam conhecer o poder da meditação no dia a dia?

Além do Setembro Amarelo, há outras datas que podem ser trabalhadas durante o mês de setembro:

  • Dia internacional da caridade (05 de setembro): Promova uma ação com foco na caridade (visita a lar de idosos ou orfanatos; doação de roupas e/ou brinquedos). O ideal é colocar o time em ação, momentos de interação entre as pessoas podem ser ideais para fortalecer o trabalho em equipe. 
  • Dia do cliente (15 de setembro): Presentei a equipe com um super café da manhã para reforçar o quanto cada pessoa é importante no atendimento ao cliente; Promova workshops ou palestras sobre a excelência no atendimento; Faça um vídeo com depoimentos de clientes elogiando e reconhecendo a equipe. 
  • Dia da árvore (21 de setembro): Promova uma conscientização com a plantação simbólica de alguma árvore; Entregue mudas e/ou sementes para os profissionais da equipe; Envie desenhos para que os filhos dos profissionais possam pintar; Mostre as práticas que a empresa tem adotado para preservar o meio ambiente;
  • Dia mundial sem carro (22 de setembro): Que tal lançar uma campanha para promover caronas solidárias e/ou venha trabalhar de Bike? 
  • Dia do sorvete (23 de setembro): Tornar o dia dos profissionais da empresa mais animado / divertido com a distribuição de picolés ou sorvetes e/ou realizar uma parceria com uma sorveteria para que os profissionais possam ter um momento de lazer com um sorvete patrocinado pela empresa? Caso a empresa não tenha verba, é possível enviar e-books com receitas saudáveis de picolés e sorvetes. A intenção é mostrar que a empresa se preocupa com as pessoas e investe em pequenos atos de reconhecimento e incentivo para a equipe. 
  • Dia do surdo (26 de setembro): Que tal promover oficinas de libras e/ou criar um momento para trazer informações para a equipe?

Lembre-se que as ações devem estar conectadas umas com as outras, devem ter um sentido para a cultura da empresa e para as pessoas. 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.   

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

Ideias de endomarketing para o mês de setembro

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?