Outubro e Novembro são meses especiais para promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata. Como muitas empresas devem permanecer no formato de trabalho home office ou híbrido até o final do ano, resolvi compartilhar algumas ideias de endomarketing para promover essa conscientização mesmo que a distância.
- Distribuir uma máscara rosa e outra azul para todos os profissionais da empresa com indicação para uso no mês de conscientização. A máscara pode ter uma mensagem especial e a empresa pode indicar que os profissionais façam fotos e encaminhem para que seja elaborado um painel e/ou uma campanha on-line.
- Promover palestras ou rodas de conversas on-line sobre a importância da prevenção. As palestras podem ser conduzidas por profissionais da área da saúde e/ou por profissionais que venceram a doença e conseguem trazer dicas práticas sobre a importância da prevenção. Geralmente pessoas que se curaram da doença tem muito para compartilhar.
- Realizar uma parceria com clínicas especializadas para que os profissionais da empresa façam os exames preventivos. A empresa pode organizar inclusive a agenda para que todos possam fazer os exames preventivos, isso é um sinal de cuidado e de real valorização de cada profissional.
- Criar uma sequência de vídeos curtos com dicas semanais, onde toda segunda-feira ou no dia escolhido pela empresa, seja disponibilizado o vídeo com o objetivo de conscientizar. Caso a empresa tenha orçamento para esses meses, é possível contratar “artistas” de teatros para realizar “apresentações” sobre a importância da prevenção.
- Criar uma gincana on-line da prevenção onde conforme as atividades forem cumpridas os profissionais ou equipes ganham pontos, e no final os “vencedores” ganham um prêmio especial. Nessa gincana pode haver a contabilização de pessoas que passaram por exames de prevenção; campanha de doação de cabelo para desenvolvimento de perucas e/ou de doação de sangue já que muitos bancos estão precisando de doações; campanha de doação de outros produtos para ajudar pessoas que estejam na luta contra o câncer; vaquinha para ajudar pessoas que estão na luta contra o câncer etc.
- Passeata de carro com balões na cor rosa durante o mês de outubro e azul durante o mês de novembro. A empresa pode mobilizar um grupo de profissionais para fazer uma passeata no sentido de despertar nas pessoas a consciência sobre a prevenção. Sabemos que não é para fazer exames somente nesses meses, mas muitas vezes essas pequenas campanhas fazem com que as pessoas lembrem de se cuidar.
- Distribuição de um kit cuidados para mostrar o quanto a empresa valoriza os seus profissionais e familiares. Esse kit é simbólico, pode ter uma mensagem sobre a valorização da vida.
- Entregar um mini-bolo rosa e azul com mensagem sobre a importância da prevenção.
- Decorar os ambientes de trabalho com balões rosa / azul e mensagens sobre a prevenção. Pode-se entregar um “potinho” com balinhas e uma mensagem: prevenir é o melhor remédio.
- Entregar uma cesta personalizada com produtos na cor rosa e/ou azul para marcar a importância da conscientização.
- Se a equipe for pequena, criar uma caricatura de cada profissional e montar uma apresentação com frases que valorizem a vida.
- Solicitar uma foto de cada integrante da equipe com camisetas na cor rosa e/ou azul, e elaborar um vídeo e/ou apresentação sobre a importância da prevenção.
- Enviar dicas diárias em formato JPG com dados sobre o câncer de mama e de próstata.
Quer mais ideias como essas? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática, e/ou adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.