Ideias de endomarketing para o Outubro Rosa e para o Novembro Azul

08/09/2020

Outubro e Novembro são meses especiais para promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata. Como muitas empresas devem permanecer no formato de trabalho home office ou híbrido até o final do ano, resolvi compartilhar algumas ideias de endomarketing para promover essa conscientização mesmo que a distância. 

  1. Distribuir uma máscara rosa outra azul para todos os profissionais da empresa com indicação para uso no mês de conscientização. A máscara pode ter uma mensagem especial e a empresa pode indicar que os profissionais façam fotos e encaminhem para que seja elaborado um painel e/ou uma campanha on-line.
  2. Promover palestras ou rodas de conversas on-line sobre a importância da prevenção. As palestras podem ser conduzidas por profissionais da área da saúde e/ou por profissionais que venceram a doença e conseguem trazer dicas práticas sobre a importância da prevenção. Geralmente pessoas que se curaram da doença tem muito para compartilhar. 
  3. Realizar uma parceria com clínicas especializadas para que os profissionais da empresa façam os exames preventivos. A empresa pode organizar inclusive a agenda para que todos possam fazer os exames preventivos, isso é um sinal de cuidado e de real valorização de cada profissional. 
  4. Criar uma sequência de vídeos curtos com dicas semanais, onde toda segunda-feira ou no dia escolhido pela empresa, seja disponibilizado o vídeo com o objetivo de conscientizar. Caso a empresa tenha orçamento para esses meses, é possível contratar “artistas” de teatros para realizar “apresentações” sobre a importância da prevenção. 
  5. Criar uma gincana on-line da prevenção onde conforme as atividades forem cumpridas os profissionais ou equipes ganham pontos, e no final os “vencedores” ganham um prêmio especial. Nessa gincana pode haver a contabilização de pessoas que passaram por exames de prevenção; campanha de doação de cabelo para desenvolvimento de perucas e/ou de doação de sangue já que muitos bancos estão precisando de doações; campanha de doação de outros produtos para ajudar pessoas que estejam na luta contra o câncer; vaquinha para ajudar pessoas que estão na luta contra o câncer etc.
  6. Passeata de carro com balões na cor rosa durante o mês de outubro e azul durante o mês de novembro. A empresa pode mobilizar um grupo de profissionais para fazer uma passeata no sentido de despertar nas pessoas a consciência sobre a prevenção. Sabemos que não é para fazer exames somente nesses meses, mas muitas vezes essas pequenas campanhas fazem com que as pessoas lembrem de se cuidar. 
  7. Distribuição de um kit cuidados para mostrar o quanto a empresa valoriza os seus profissionais e familiares.  Esse kit é simbólico, pode ter uma mensagem sobre a valorização da vida. 
  8. Entregar um mini-bolo rosa e azul com mensagem sobre a importância da prevenção. 
  9. Decorar os ambientes de trabalho com balões rosa / azul e mensagens sobre a prevenção. Pode-se entregar um “potinho” com balinhas e uma mensagem: prevenir é o melhor remédio.
  10. Entregar uma cesta personalizada com produtos na cor rosa e/ou azul para marcar a importância da conscientização.
  11. Se a equipe for pequena, criar uma caricatura de cada profissional e montar uma apresentação com frases que valorizem a vida. 
  12. Solicitar uma foto de cada integrante da equipe com camisetas na cor rosa e/ou azul, e elaborar um vídeo e/ou apresentação sobre a importância da prevenção. 
  13. Enviar dicas diárias em formato JPG com dados sobre o câncer de mama e de próstata. 

Quer mais ideias como essas? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática, e/ou adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Ideias de endomarketing para o Outubro Rosa e para o Novembro Azul

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?