Ideias de endomarketing para os meses de novembro e dezembro de 2024

26/10/2024

Final de ano tradicionalmente é reconhecido pela correria, cansaço mental, sensação de encerramento. Nada mais justo que o Endomarketing abordar esses temas de forma leve e sutil, levando energia para os profissionais da equipe. 

Na sequência apresentamos algumas ideias do que pode ser trabalhado nos próximos dois meses junto à equipe com o propósito de fortalecer a cultura, valores, cuidar das pessoas e manter o engajamento para atingir os objetivos:

  • Apresentação das grandes metas / planejamento estratégico 2025: mais do que nunca as pessoas não querem estar numa empresa na qual não sabem para onde vai, é preciso mostrar o propósito, trabalhar o significado do trabalho. Apresentar as grandes metas, mostrar os projetos para o ano seguinte e como as pessoas se encaixam em cada um dos projetos. 
  • Promover momentos de integração / team building: um dos aspectos mais importantes para manter as equipes alinhadas é que as pessoas possam trocar experiências, vivências e se conhecerem mais. Hoje é perceptível o quanto as pessoas não se conhecem o suficiente no ambiente de trabalho e isso trava o processo até mesmo de crescimento. Aqui vale investir em momentos de interação, desenvolvimento de equipe. 
  • Retrospectiva 2024: Que tal desenvolver uma retrospectiva num formato de vídeo entrevista com os profissionais da equipe, mostrando o que aconteceu de mais marcante em cada um dos setores? Essa é uma estratégia para relembrar os momentos positivos da empresa e das pessoas.
  • Análise individual: Que tal promover um momento no qual cada pessoa possa fazer uma autoanálise sobre o seu desempenho, performance e realização dos sonhos (O que fiz e deu certo? O que preciso aprender? O que pretendo fazer?)?
  • Cápsula do tempo / Carta para o EU de 2025: Promover uma dinâmica na qual as pessoas escrevam para si mesmas uma carta para o seu EU de 2025, colocando suas metas e o que pretendem alcançar. O ritual de abrir a carta no ano seguinte costuma ser emocionante. 
  • Gravar um vídeo mostrando “Porque EU gosto de trabalhar nessa empresa?”: mais do que nunca é importante mostrar o que a empresa tem de bom a partir da visão dos profissionais da equipe. 
  • Momento de reflexão com as lideranças: promover momentos de sensibilização com as lideranças sobre o que ocorreu de forma assertiva, o que precisa ser revisitado ao longo do ano de 2025, assim como a construção das próprias oportunidades de melhorias. 
  • Promover sensibilização sobre a importância de se organizar para o final de ano, pensando no uso dos recursos financeiros (premiações, bônus, PPR, férias etc). Aqui também vale proporcionar dicas de como economizar com presentes de natal e trazer insights sobre a importância de utilizar os recursos financeiros de forma inteligente.

Além dessas ações, recomendamos ações específicas que podem ampliar o olhar sobre o cuidado com as pessoas. 

Durante o mês de novembro há o “Novembro Azul”, conscientização à prevenção do câncer de próstata. 

  • Que tal trazer uma palestra sobre saúde e qualidade de vida para todos os profissionais e até mesmo familiares? 
  • Desenvolver materiais informativos sobre o tema.
  • Apresentar vídeos no início de reuniões de equipe sobre pessoas que renasceram a partir da descoberta precoce do câncer.
  • Realizar parceiras com empresas de saúde para fomentar a avaliação da saúde. 
  • Realizar brincadeiras e/ou interações nos quais as pessoas possam testar seus conhecimentos sobre a saúde e distribuir presentes conforme os acertos. 
  • Desenvolver uma espécie de gincana do auto-cuidado com atividades que possam ser feitas por todos os profissionais e as equipes que tiverem 100% de adesão podem receber uma premiação especial (almoço e/ou jantar especial, café da manhã especial  etc).
  • Corrida ou caminhada do Novembro Azul: incentivar as equipes a participarem de uma corrida ou caminhada sobre o Novembro Azul. 

Outra data bem especial é o  “Dia mundial da gentileza (13 de novembro)”. Nessa data é possível instigar comportamentos de gentileza, cada profissional pode escrever um bilhete para um colega com agradecimento sobre gentilezas do dia a dia; é possível fazer um sorteio de gentilezas que cada pessoa pode realizar no dia e/ou ainda, presentear os profissionais com momentos de gentileza voltados para o autocuidado e bem-estar (Ex.: massagem, kit spa, café especial etc). 

Dia mundial de combate ao Diabetes (14 de novembro), aqui a empresa pode trazer nutricionistas que mostrem de forma prática a quantidade de açúcar escondida em determinados alimentos; distribuir informativos; criar um desafio de saúde com a equipe para reduzir o consumo de açúcar; realizar o teste de glicemia gratuito; enviar um ebook com dicas de lanches saudáveis e práticos para os profissionais da equipe; lançar um espaço de lanche saudável etc. Solicitar que cada profissional da equipe compartilhe alguma receita para reduzir consumo de açúcar. 

No dia 20 de novembro há a celebração da consciência negra, nessa data é importante valorizar e reconhecer a importância de todas as pessoas, independente de raça ou cor. Sabemos que ainda há preconceitos em determinados lugares, por isso vale a pena abrir espaço para rodas de conversas, trazer palestras de sensibilização, desenvolver guias educativos que possam extrapolar o ambiente de empresa. Obviamente a empresa pode ampliar o olhar, e considerar também indígenas, mulheres, pessoas LGBTQIAP+. 

No dia 25/11 tem-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, é possível realizar uma campanha para incentivar a doação de sangue, e assim ajudar muitas pessoas.

Que tal encerrar o mês com um momento de agradecimento, ou seja, no dia de ação de graças (28/11), pode-se convidar os profissionais para realizarem um momento de gratidão. Cada pessoa pode escrever um motivo pelo qual é grato e compor um mural e/ou painel; pode-se distribuir uma camiseta com a palavra gratidão e distribuir canetas para tecidos para que os profissionais escrevam os motivos pelos quais são gratos. 

Por fim, o mês de dezembro consolida o encerramento do ano, por isso é possível trabalhar: 

  • Decoração da empresa: criar um concurso entre setores para decoração de Natal e/ou trocas de presentes entre setores. Cada setor prepara uma surpresa para receber profissionais de outras equipes. Essas são ações simples que costumam integrar / aproximar as equipes.  
  • Amigo secreto: aqui o objetivo é integrar as pessoas, logo o amigo secreto pode ser algo simbólico, inclusive de troca de mensagens. 
  • Adotar causas sociais: envolver as pessoas da empresa em ações sociais que beneficiem pessoas carentes, ex.: realizar a oficina do papai noel para recuperar brinquedos para crianças carentes; realizar um dia de brincadeiras e lanches diferenciados em orfanatos, asilos etc. 
  • Árvore natalina com motivos para celebrar: convidar cada profissional da equipe a realizar um desenho do que motiva no dia a dia e montar uma árvore natalina com o que traz motivação para os profissionais. 
  • Construir uma árvore coletiva: cada profissional pode criar e/ou desenvolver um enfeite de natal para a árvore. 
  • Festas de encerramento: é importante ter um momento de celebração dos resultados, nesse sentido a festa de encerramento pode ser utilizada para reconhecer e valorizar as pessoas. Aqui não se trata apenas de realizar um grande evento para publicar as fotos nas redes sociais, mas sim relembrar as contribuições individuais que fizeram a empresa e o time crescer. 

 

Quer aprender a planejar o endomarketing de forma estratégica, ter uma equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.   

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

 

Ideias de endomarketing para os meses de novembro e dezembro de 2024

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?