O endomarketing deve fazer parte da estratégia da empresa para construir uma equipe forte e alinhada com os objetivos que se pretende atingir. Endomarketing não é simplesmente comemorar datas especiais e/ou realizar festinhas, ou ainda, realizar postagens legais sobre a empresa, vai muito além disso e pós-pandemia essa área tem se tornado ainda mais estratégica. Afinal, é preciso fortalecer vínculos e adotar uma comunicação assertiva com todos os profissionais.
Nota-se que a maioria das empresas está literalmente “sofrendo” com a busca de profissionais no mercado, e essa é uma das principais falas dos profissionais de recursos humanos: como está difícil contratar pessoas; faltam pessoas capacitadas no mercado; não tem gente preparada.
Ao mesmo tempo, quando analisamos as práticas de recursos humanos adotadas, percebe-se que são práticas antigas, que não se renovaram. Algumas áreas de recursos humanos ainda não entenderam que muitos profissionais não querem mais fazer uma carreira dentro da empresa e sim viver experiências, ter desafios, construir algo alinhado com o próprio propósito pessoal. Assim como algumas pesquisas mostram que muitos não têm a pretensão de chegar à liderança da empresa.
A falta desse olhar faz com que se mantenham práticas que já não funcionam mais, tais como integrações longas (3 ou 4 dias em auditórios apenas ouvindo sobre a empresa), a pessoa entra na empresa e não tem um processo de acompanhamento para que se sinta bem; às vezes é simplesmente encaminhada para os setores, entre outros.
Outro ponto é que às vezes as áreas de recursos humanos focam tanto no operacional, que esquecem que estão lidando com pessoas. Por exemplo: Já vi empresas que querem se tornar reconhecidas pelas práticas de gestão de pessoas e deixam candidatos esperando 30 minutos na recepção para uma entrevista.
Esse primeiro artigo de 2023 tem o propósito de instigar você a pensar sobre as práticas que a sua empresa está adotando: Será que estão adequadas? O que precisamos rever?
Endomarketing não existe sem o entendimento do público da empresa: Qual o perfil dos profissionais? Qual a formação dessas pessoas? Quais os valores? O que motiva essas pessoas a trabalharem todos os dias? Essa é uma análise básica que todas as empresas deveriam fazer.
Após responder esses questionamentos, é preciso olhar para a empresa: O que podemos fazer de diferente a partir de agora pensando no negócio, e também na agilidade que o mercado requer? Como podemos tornar a nossa empresa mais atrativa para candidatos que possam agregar valor ao negócio?
Tem empresas que querem se destacar, mas na sua essência não tem um diferencial que atraia bons profissionais, às vezes tem regras rígidas, líderes despreparados, um ambiente de trabalho inadequado.
2023 pode ser o ano de mudança, pode ser um ano para que a sua empresa traga os melhores talentos, construa uma equipe forte, mas isso não envolve sorte, envolve estratégia.
Algumas dicas para aplicar nos primeiros meses do ano:
Espero que esse artigo inspire você a tornar a sua empresa mais humanizada.
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