O termo “endo” vem do grego endus e significa para dentro, ou seja, marketing feito para dentro, para o público interno de uma empresa.
É preciso considerar que mais do que nunca os profissionais das empresas querem ter “voz” e isso é tão forte que basta analisar as publicações nas redes sociais....
Quantas pessoas com orgulho dos seus trabalhos compartilham fotos e conteúdos sobre a empresa? Ou ainda, quantas pessoas nunca compartilham nada sobre suas empresas, não demonstram orgulho e nem mesmo valorizam a empresa na qual se encontram?
Durante a minha preparação para me tornar uma treinadora de líderes e equipes aprendi que o silêncio tem muito significado. Há pessoas que não conseguem valorizar o que a empresa está proporcionando, muitas vezes porque a empresa também não consegue deixar claro qual é a sua proposta de valor.
Quando os profissionais de uma empresa sentem que o clima de trabalho é propício para o crescimento, quando há orgulho da marca e das práticas da empresa, há também o desejo de mostrar para outras pessoas o quanto é bom trabalhar naquela empresa. Isso demonstra que a empresa tem um endomarketing forte e um propósito que vai além de produzir algum produto e/ou prestar algum tipo de serviço.
O propósito tem relação direta com a contribuição que para o mundo. De forma simples, podemos dizer que é o “porque” da empresa.
Ao analisarmos o conceito de endomarketing é possível compreender que demanda conhecimento de duas áreas específicas: marketing e gestão de pessoas.
Para entender marketing na essência é preciso ir além dos conceitos de comunicação, pois a primeira ideia que vem na mente da maioria das pessoas quando falamos sobre esse conceito é que se trata da comunicação (propaganda) da empresa para vender algo para alguém.
Agora quando entendemos o verdadeiro conceito de marketing compreendemos que se trata de uma orientação da empresa para o mercado, antecipando as necessidades e enxergando formas de realizar os verdadeiros desejos dos seus clientes por meio de produtos ou serviços.
Quando falamos de gestão de pessoas, é preciso compreender quais as necessidades e anseios que cada profissional busca realizar por meio do seu trabalho.
Um bom gestor de pessoas não é aquele que domina apenas os conhecimentos técnicos da área, mas aquele que domina profundamente o entendimento sobre as pessoas, sabe fazer as leituras de comportamento sem que seja necessário falar uma única palavra, e ainda, comunica-se de tal forma que consegue “tocar a alma das pessoas”.
Entender de pessoas e de marketing são duas habilidades extremamente valiosas, ainda mais nos dias atuais, e quando pensamos no conceito de endomarketing podemos dizer que é o marketing aplicado dentro da empresa para engajar e comprometer os profissionais (público interno), influenciando na força da marca da empresa.
Endomarketing não é trabalhar ações pontuais em datas comemorativas, é ir além, é atuar com intenção, ter um plano consistente e sustentável alinhado com as diretrizes da empresa, com o propósito para chegar onde a empresa precisa chegar por meio de pessoas comprometidas, engajadas e felizes.
Endomarketing compreende a estratégia e as técnicas para integrar, fortalecer relacionamentos, engajar e comprometer os profissionais.
É muito fácil reconhecer quando uma empresa tem boas práticas de endomarketing, geralmente, os clientes são satisfeitos, a rotatividade dos profissionais é baixa, e há uma lista gigantesca de pessoas querendo atuar nessa organização, não somente como funcionário, mas também como prestador de serviços ou fornecedor.
E então, a sua empresa tem um endomarketing estratégico?
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