Feedback é uma das principais formas que o líder pode utilizar para realmente desenvolver as pessoas, ajudar os profissionais a chegarem em outro patamar. Entretanto, é necessário "saber como fazer o feedback", não é simplesmente falar de qualquer modo, é preciso se preparar.
Muitos gestores ou líderes costumam cometer alguns erros básicos no processo de feedback:
- Não se preparar para fazer o feedback e simplesmente falar o que vem em mente: quando os líderes não se preparam falam sem pensar, às vezes esquecem os pontos importantes e acabam sendo superficiais;
- Fazer suposições ou julgamentos sem ter dados e fatos: é comum ver líderes falando com base no que os outros comentaram;
- Não dar espaço para os profissionais falarem o que estão sentindo: há alguns líderes que "despejam" o que estão sentindo e esquecem que feedback envolve uma troca, deve haver um equilíbrio entre a fala e a escuta;
- Supor que os demais profissionais são como você: cada pessoa é diferente, num processo de feedback você precisa observar as reações dos profissionais e jamais pensar que o profissional é como você, às vezes o que é óbvio para você é diferente para o outro;
- Não organizar uma agenda de feedbacks, fazer feedback somente quando ocorre algum problema ou situação díficil;
- Não ter técnicas para conduzir o feedback e "bloquear" diante das situações: tem líderes que ficam sem respostas, que acabam sendo prolixos em suas falas, às vezes não conseguem conduzir as situações;
- Delegar o trabalho sem delegar a responsabildiade;
- Sair da sessão de feedback sem plano de ação definido: esse é um dos erros mais comuns, porém quando os líderes e liderados saem sem plano de ação, geralmente não há mudança de comportamento;
- Não saber como lidar com as diversas reações (choro, desculpas, cara de paisagem, indiferença etc).
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