Planejamento de endomarketing 2022: temas importantes que precisam ser considerados!

17/12/2021

No contexto atual o planejamento de endomarketing tem se tornado cada vez mais estratégico, pois além de atuar como um “norteador” do que deve ser feito dentro da organização, ajuda na consolidação de uma cultura, no posicionamento da empresa em relação as suas expectativas com as equipes e com o mercado, bem como nas práticas de integração e relacionamento. 

No momento da elaboração do planejamento de endomarketing é importante considerar os seguintes pilares: foco nas pessoascultura resultados

Ou seja, você enquanto gestor e/ou líder responsável por esse processo de endomarketing precisa contemplar ações que estejam de acordo com esses pilares. 

Na sequência apresento alguns questionamentos que devem ser considerados: 

Pessoas

  1. Qual é o perfil dos profissionais da empresa? 
  2. Qual é o estilo de vida desses profissionais? 
  3. O que esses profissionais valorizam no trabalho?
  4. O que motiva os profissionais da empresa?
  5. Qual é o estilo ou estilos de liderança presente?

Cultura:

  1. Quais as crenças e valores que precisam estar presentes na comunicação do dia a dia com as equipes?
  2. O que queremos enfatizar dentro da empresa? 
  3. Qual é o nosso jeito de ser?
  4. A empresa tem um Código de Cultura com as expectativas em relação aos comportamentos / atitudes esperadas?
  5. Quais os rituais para reforço de cultura?

Resultados:

  1. Qual será o foco da empresa?
  2. Quais as grandes metas da empresa? 
  3. Onde queremos chegar? 
  4. Quais os principais projetos que a empresa irá implementar no decorrer do ano?
  5. Quais os resultados desejados por setor / área?

O planejamento de endomarketing precisa estar associado com a estratégia da empresa, reforçando os valores e as crenças que a empresa tem. Muitas empresas têm o hábito de simplesmente realizar ações pontuais, sem considerar o todo, sem olhar para pessoas, cultura e resultados, e no final, não conseguem ter o real engajamento e comprometimento das pessoas por meio do endomarketing.

Engajamento e comprometimento são conquistados no dia a dia, por meio dos comportamentos e atitudes da liderança, e obviamente são reforçados por uma série de rituais, ações e práticas que a empresa desenvolve no dia a dia. 

Quando falamos de temas que devem ser considerados no planejamento de endomarketing de 2022, recomendo: aspectos culturais, diversidade, respeito às diferenças, metas estratégicas, saúde e segurança, elementos que reforcem o salário emocional, autoliderança (ser protagonista na carreira e na vida; ser líder de si mesmo), adaptabilidade às mudanças, aspectos do ESG etc... 

Endomarketing é uma estratégia, não pode ser considerado simplesmente fazer ações pontuais, uma ação deve ter vínculo com a outra, e em todas as ações precisamos evidenciar o que a empresa espera tendo o ser humano no "centro".

Muitos profissionais já finalizaram os seus planejamentos de endomarketing para 2022, mas se você ainda não finalizou, que tal se inscrever no curso de Endomarketing na Prática e ter um passo a passo claro e assertivo? 

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