A maior parte das empresas realiza ações de endomarketing de forma isolada e sem considerar a relação entre elas. No final o que acontece? Um grande desperdício de recursos financeiros e com resultados epífios.
Endomarketing precisa ser estratégico, precisa MEXER com as EMOÇÕES das pessoas, demanda planejamento e ações pensadas conforme o público interno e a jornada dos profissionais no contexto da empresa.
Obviamente isso não significa que você irá perguntar para os profissionais: O que vocês querem ganhar? O que você espera que a empresa faça por você?
Pois talvez a resposta da maioria das pessoas seja: mais dinheiro, aumento de salários e benefícios adicionais. Provavelmente a maioria das empresas não consegue fazer isso para todos.
Para corroborar com essa ideia, recentemente li uma matéria publicada no Valor Econômico sobre uma pesquisa realizada com profissionais sobre suas expectativas em relação às empresas, e um dos primeiros tópicos apresentados foi justamente a existência de bônus financeiro.
Quando falamos sobre um endomarketing estratégico é preciso olhar para: Qual é a grande meta que a empresa pretende realizar? Que tipo de pessoas queremos na nossa equipe? Que ambiente de trabalho queremos oferecer para as pessoas? O que já fizemos e que gerou impacto positivo na equipe em termos de motivação e felicidade?
A partir daí, a empresa pode estabelecer um planejamento com ações que tenham relação entre si, que visem fortalecer os objetivos / metas da empresa, assim como seus valores e cultura.
Isso também diz respeito às lideranças das empresas. Muitos líderes não sabem o que é endomarketing, e às vezes até menosprezam as ações realizadas (Ex.: dizem para os profissionais da equipe que não é para participar; acreditam que é um verdadeiro desperdício de tempo etc).
O fato é que hoje as empresas estão literalmente numa guerra, “competindo” por talentos e por profissionais, e os profissionais estão numa posição de escolha: Em que empresa vou trabalhar? Qual é a melhor proposta? Por isso, o endomarketing pode ser uma grande força para a atração e retenção de pessoas.
Na sequência apresento sugestões do que você deve considerar no planejamento de endomarketing de 2025:
O planejamento de endomarketing pode ser desenvolvido de várias formas, particularmente gosto de entender os objetivos estratégicos da empresa e desenvolver o planejamento de endomarketing a partir daí, envolvendo pessoas chaves que possam trazer suas contribuições / ideias.
Endomarketing não é brincadeira, deve ser pensado de forma estratégica e é necessário ter consistência, desenvolver ações que tenham sentido para as pessoas e para a empresa, somente assim haverá impacto na gestão de pessoas.
Quer aprender a planejar o endomarketing de forma estratégica, ter uma equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: