Planejamento de endomarketing 2025: como fazer e o que considerar?

01/10/2024

A maior parte das empresas realiza ações de endomarketing de forma isolada e sem considerar a relação entre elas. No final o que acontece? Um grande desperdício de recursos financeiros e com resultados epífios. 

  • Endomarketing não é sobre fazer ações isoladas ou fazer o que outras empresas fazem porque é divertido ou legal. 
  • Endomarketing não é sobre entregar bombons ou presentes em função de datas comemorativas. 
  • Endomarketing não é desenvolver eventos, happy hours e/ou simplesmente oferecer palestras para os profissionais da equipe. 

Endomarketing precisa ser estratégico, precisa MEXER com as EMOÇÕES das pessoas, demanda planejamento e ações pensadas conforme o público interno e a jornada dos profissionais no contexto da empresa. 

Obviamente isso não significa que você irá perguntar para os profissionais: O que vocês querem ganhar? O que você espera que a empresa faça por você?  

Pois talvez a resposta da maioria das pessoas seja: mais dinheiro, aumento de salários e benefícios adicionais. Provavelmente a maioria das empresas não consegue fazer isso para todos. 

Para corroborar com essa ideia, recentemente li uma matéria publicada no Valor Econômico sobre uma pesquisa realizada com profissionais sobre suas expectativas em relação às empresas, e um dos primeiros tópicos apresentados foi justamente a existência de bônus financeiro. 

Quando falamos sobre um endomarketing estratégico é preciso olhar para: Qual é a grande meta que a empresa pretende realizar? Que tipo de pessoas queremos na nossa equipe? Que ambiente de trabalho queremos oferecer para as pessoas? O que já fizemos e que gerou impacto positivo na equipe em termos de motivação e felicidade? 

A partir daí, a empresa pode estabelecer um planejamento com ações que tenham relação entre si, que visem fortalecer os objetivos / metas da empresa, assim como seus valores e cultura. 

Isso também diz respeito às lideranças das empresas. Muitos líderes não sabem o que é endomarketing, e às vezes até menosprezam as ações realizadas (Ex.: dizem para os profissionais da equipe que não é para participar; acreditam que é um verdadeiro desperdício de tempo etc). 

O fato é que hoje as empresas estão literalmente numa guerra, “competindo” por talentos e por profissionais, e os profissionais estão numa posição de escolha: Em que empresa vou trabalhar? Qual é a melhor proposta? Por isso, o endomarketing pode ser uma grande força para a atração e retenção de pessoas. 

Na sequência apresento sugestões do que você deve considerar no planejamento de endomarketing de 2025: 

  • Workshops sobre endomarketing e comunicação interna para as lideranças. A maioria dos líderes não sabe o que é endomarketing e qual é a sua importância. Essa ação pode ser realizada no início do ano de forma intencional para alinhar as lideranças e suas respectivas equipes. 
  • Ações voltadas para a saúde e bem-estar: é preciso “ensinar” as pessoas sobre cuidados com a saúde (alimentação, sono, importância dos hábitos saudáveis). Pessoas sem saúde não são produtivas, faltam ao trabalho, colocam atestados etc. 
  • Ações voltadas para a saúde mental: O Brasil está entre os países com maior número de pessoas ansiosas do mundo, por isso oferecer de forma consistente ações voltadas para a saúde mental pode ser um diferencial. Aqui falo sobre “momentos para as pessoas olharem para os seus pensamentos e para o autocuidado” – palestras, vídeos, rodas de conversa, pausas estratégicas planejadas etc. Não basta falar sobre o cuidado com a saúde mental somente em setembro por conta do setembro amarelo, é preciso ter muita consistência ao longo do ano. Assim como também não acredito em programas iguais para todas as empresas, afinal cada empresa tem o seu contexto, a sua cultura, é preciso entender quais as necessidades das pessoas e a partir daí estabelecer as ações.  
  • Momentos para reforçar os valores da empresa e/ou ações para reforçar comportamentos que traduzam os valores da empresa. Ex.: Reconhecer o profissional da equipe que se destaca pelo atendimento ao cliente, quando um dos valores da empresa é “excelência no atendimento”; Reconhecer profissionais que investem em conhecimento, quando um dos valores da empresa é a “formação contínua”. Ou seja, é possível fazer uma ação simples, porém enfatizando o que está de acordo com as expectativas da empresa e dos seus valores. 
  • Aniversário da empresa: Momento de celebrar as conquistas ao longo da existência da empresa. Busque conexões e/ou lembranças que a própria equipe possa trazer. 
  • Aniversários dos profissionais da empresa. 
  • Datas comemorativas, feriados e/ou feriadões. 
  • Comemorações relativas às metas: Recordes de produção, vendas e/ou faturamento, acidente zero.
  • Programe momentos nos quais as pessoas possam ter acesso a conhecimentos para o desenvolvimento pessoal. Geralmente quando as pessoas apresentam evolução no seu pensamento, conseguem ter uma visão mais clara sobre o seu papel e propósito dentro da empresa.

O planejamento de endomarketing pode ser desenvolvido de várias formas, particularmente gosto de entender os objetivos estratégicos da empresa e desenvolver o planejamento de endomarketing a partir daí, envolvendo pessoas chaves que possam trazer suas contribuições / ideias. 

Endomarketing não é brincadeira, deve ser pensado de forma estratégica e é necessário ter consistência, desenvolver ações que tenham sentido para as pessoas e para a empresa, somente assim haverá impacto na gestão de pessoas. 

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