Existe um mito de que endomarketing é comemorar datas especiais com presentes ou campanhas em determinados dias do mês, tais como dia das mães, dia dos pais, dia do aniversário da empresa, dia da gentileza, dia da consciência negra, dia da gratidão, entre outras tantas datas.
O fato é que se você quer ter um endomarketing estratégico, que vai além das datas, você precisa colocar em prática o verdadeiro endomarketing, pegar a essência da própria palavra “marketing interno”, ou seja, criar uma filosofia dentro da organização para que as pessoas desenvolvam um senso de pertencimento, que elas de fato honrem a sua marca.
O verdadeiro endomarketing não diz respeito a simplesmente comemorar datas, mas têm o propósito de fortalecer a cultura organizacional, de trazer clareza sobre quais são os objetivos e metas presentes, e auxiliar no engajamento e no comprometimento das pessoas.
É muito comum vermos inúmeros profissionais perdendo tempo e dinheiro com ações que não dão resultado, são mais ações para fortalecer o “ego”, dizer que foram feitas e que a empresa faz alguma coisa, e não tem consistência alguma. Nesse caso há um grande erro, um erro sobre o entendimento conceitual.
O endomarketing estratégico contempla o planejamento estratégico de endomarketing com foco nas diretrizes do que a direção espera para a empresa e todas as ações devem estar conectadas e não serem ações isoladas e sem sentido.
Quando você for planejar qualquer ação que pretenda fazer, sempre se pergunte:
No curso on-line Endomarketing na Prática eu ensino um passo a passo bem prático de como você pode ter um endomarketing mais estratégico, esse é um curso 100% on-line que você pode assistir no seu tempo e ir colocando em prática. Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.