Ter um endomarketing estratégico faz com que a sua empresa desenvolva o senso de pertencimento e propósito na equipe. Lembre-se que ações isoladas podem representar simplesmente um desperdício de recursos. Cada ação deve ser pensada e ter um objetivo claro.
O endomarketing estratégico está pautado em constância e precisa ter foco nos objetivos da empresa, por isso cada ação deve ser construída com base no que faz sentido para a empresa e para o seu respectivo público interno.
Constantemente vejo empresas realizando ações de endomarketing desconectadas do seu propósito e/ou objetivo, simplesmente porque outras empresas fizeram tais ações.
Fevereiro é um mês propício para promover a conscientização relacionada à saúde e aproveitar a temática do carnaval para “integrar”, “fortalecer os vínculos entre os profissionais da equipe”.
Segue abaixo algumas dicas que podem ser aplicadas dentro da estratégia global do endomarketing:
- Fevereiro Laranja – Promover campanhas para conscientizar o público interno sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. Que tal distribuir materiais informativos? Investir na decoração de espaços internos para despertar a atenção para o tema? A empresa também pode promover palestras e/ou lives educativas com profissionais da saúde para orientação dos profissionais. Caso a empresa tenha casos de funcionários e/ou familiares que quiserem compartilhar as suas experiências com a doença, os mesmos podem ser convidados para apresentar as suas histórias e mostrar a importância do diagnóstico precoce.
- Fevereiro Roxo – Promover a conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer. Aqui a ideia é trazer informação para as pessoas sobre sinais dessas doenças, métodos de prevenção, importância de ter uma rotina para cuidar da saúde.
- 4 de fevereiro – dia mundial do câncer – Novamente aqui a proposta é trabalhar com ações de conscientização e educação, mostrando a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas. Também é possível unir os funcionários para que ajudem alguma entidade de apoio às pessoas (adultos e crianças) que sofrem com câncer.
- 21 de fevereiro – carnaval – Promover um happy hour, distribuir kit folia para os profissionais que gostam do carnaval e participam das festividades nesse período, criar um desfile de cada equipe com o objetivo de integrar as áreas (cada equipe deve utilizar a sua criatividade para se apresentar durante um determinado dia – Ex.: Bloco do Administrativo, Bloco da Produção, Bloco do Suporte ao Cliente etc...); criar um concurso da melhor fantasia; promover um aulão de samba (on-line ou presencial) para que as pessoas se coloquem em movimento. Caso a empresa esteja situada numa região onde as festividades do Carnaval são intensas, é possível distribuir ingressos para os desfiles, reconhecer equipes por alcançarem determinadas metas, criar campanhas de incentivo que estejam relacionadas com a temática e com os objetivos da empresa. Outra ideia é utilizar a temática do carnaval para trabalhar temas importantes para a empresa, por exemplo, um desfile de carnaval não acontece de um dia para outro, é preciso muito trabalho em equipe, logo, a empresa pode levar uma palestra de uma escola de samba para mostrar que o espetáculo só acontece a partir do trabalho em equipe; outra ideia é desenvolver campanhas com os Blocos importantes para a empresa (Bloco da Estratégia, Bloco do Trabalho em Equipe, Bloco das Liderança etc...). Por fim, pode-se aproveitar o período para realizar algum tipo de gincana com foco em beneficiar públicos carentes, por exemplo, que tal implementar a folia solidária, ou seja, um espaço para que as pessoas possam fazer doações que sejam destinadas para pessoas e/ou comunidades carentes?
- 28 de fevereiro – dia mundial do combate a LER / DORT: Que tal promover momentos de relaxamento para equipe? Proporcionar palestras e/ou atividades práticas com profissionais da área da saúde (fisioterapeutas, educadores físicos) e/ou profissionais da área de ergonomia para mostrar como prevenir a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) / DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Distribuir bolinhas de borracha personalizadas para que os profissionais possam utilizar no dia a dia para fortalecer os músculos das mãos, dedos, punhos, braços e antebraços.
Lembre-se que endomarketing deve ser estratégico e há um propósito maior do que simplesmente distribuir brindes e/ou presentes, precisamos nos preocupar em provocar mudanças, humanizar os ambientes de trabalho e realizar os objetivos empresariais e individuais.
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