Nos últimos meses vimos uma aceleração das transformações digitais nas empresas, para ser mais exata, segundo especialista em insights do Google, saltamos 10 anos em poucas semanas, basta analisar as mudanças nos hábitos de consumo, muitas pessoas fizeram uma compra on-line pela primeira vez, outros negócios tornaram-se on-line de um dia para o outro, inúmeras empresas fecharam os seus escritórios e as pessoas foram trabalhar em suas residências.
Diante desse cenário se a liderança já era importante, passou a ser ainda mais importante para direcionar os negócios e manter as equipes engajadas e comprometidas. Obviamente o engajamento e o comprometimento vêm da clareza sobre as metas e de manter o alinhamento constante entre as pessoas.
Mais do que nunca o líder precisa exercitar o seu verdadeiro papel e há algumas práticas que pode adotar para manter a proximidade das pessoas e o foco nos objetivos:
- Reuniões on-line de alinhamento: que tal manter uma agenda de reuniões para estar próximo da equipe, organizar as atividades da semana e direcionar cada um para que as pessoas sintam que é possível realizar o que precisa ser realizado?
- Live com a equipe: promover lives com assuntos que ajudem a equipe a se sentir melhor no dia a dia, por exemplo, qualidade de vida, gestão do tempo, inteligência emocional, como lidar com as finanças em época de pandemia, como fortalecer a imunidade etc.
- Elaborar uma apresentação com fotos que demonstrem o sucesso de cada pessoa da equipe: procure surpreender a equipe, faça uma apresentação com fotos da equipe, de momentos marcantes e surpreenda a equipe com um reconhecimento singelo e autêntico.
- Escreva um bilhete ou carta para o profissional com o seu reconhecimento, e/ou ainda, crie um “certificado de reconhecimento” que possa ser exposto nas redes sociais do profissional: você como líder não precisa esperar que a área de gestão de pessoas tome as iniciativas, procure utilizar a sua criatividade para surpreender a sua equipe, certamente você criará um valor inestimável e isso motivará a sua equipe. Bilhetes escritos a mão acabam tendo um significado e um impacto maior.
- Incentive o reconhecimento entre os profissionais da própria equipe: abra espaço para os profissionais da equipe elogiarem os seus colegas. Proponha um dia do elogio, onde cada um pode expressar o seu reconhecimento verbalmente.
- Ligue para os profissionais da sua equipe e pergunte como eles estão, sem falar sobre trabalho.
- Interesse-se pelo desenvolvimento das pessoas da sua equipe: providencie treinamentos e/ou capacitações que auxiliem o profissional a chegar nos objetivos que precisam ser atingidos, mas que também ajudem a desenvolver novas competências.
- Tenha alguns “presentes” (livros, chocolates, outros brindes conforme o púbico) para entregar para os profissionais no momento em que fizerem um trabalho que mereça algum reconhecimento diferenciado.
- Lembre-se de sempre chamar os profissionais da sua equipe pelo nome, pode parecer simples, mas essa simples atitude faz muita diferença no dia a dia e na qualidade das relações.
- Surpreenda a equipe com o envio de surpresas inesperadas: que tal um bolinho no pote personalizado com uma mensagem, ou ainda, um bolo caseiro... Pequenas lembranças podem impactar as relações de forma positiva.
- Mantenha o hábito de proporcionar feedback construtivo e positivo: não é porque você está distante da equipe que os feedbacks devem deixar de existir, muito pelo contrário, é nesse momento que o feedback se torna ainda mais importante.
Lembre-se liderar é sobre gerir pessoas, é gostar de lidar com gente e de resultados, por isso tudo o que for feito no sentido de engajar as pessoas fará com que a sua liderança seja ainda mais eficaz.
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