Rituais de endomarketing: cuidado para não perder o sentido!

23/01/2024

Endomarketing não é sobre datas, é sobre “pessoas”, o quanto a empresa está disposta a valorizar e reconhecer os seus talentos, e esse processo precisa ser genuíno, verdadeiro e nunca deve ser um processo amador. 

Observo algumas empresas que desenvolvem ações soltas e sem sentido, porque alguém disse que tem que ser assim ou simplesmente porque outras empresas estão realizando ações semelhantes. 

Outro dia mesmo fiquei pensando sobre o quanto as pessoas se sentem mal por terem que fazer algo que elas não gostariam de fazer e às vezes fazem porque precisam dos seus empregos. Recentemente assisti um reels de um influencer com um ritual de um grito de guerra no qual as pessoas tinham que levantar os braços e mostrar a sua motivação, ou seja, “falar algumas palavras e demonstrar a felicidade em fazer parte da empresa”. Entretanto, era nítido que aquela cena era apenas para uma gravação do Instagram do influencer, ou seja, as pessoas precisavam transmitir felicidade a qualquer custo. Fiquei me perguntando: Será que estão felizes? Ou fazem por medo de perder seus empregos?

Assim como também já presenciei e assisti rituais muito genuínos, que realmente mostram que a ação tem um significado para a empresa e para as pessoas. Um grande exemplo é a Cacau Show, é possível perceber que as ações são pensadas para as pessoas e o discurso do CEO está muito alinhado com a prática. Cito esse exemplo por admirar a empresa e as práticas adotadas, assim como para reforçar que o “maior endomarketing de uma empresa está na sua liderança, muitas vezes no ‘dono da empresa’”. 

Se a liderança não estiver próxima das pessoas, não entender de gente, não gostar de gente, for movida apenas pelas suas próprias ambições, os rituais serão realizados pelas pessoas por obrigação, não por admiração ou por ter algum sentido. 

Por isso, tenho recomendado que as áreas de endomarketing façam trabalhos mais estratégicos, pensem nas pessoas: O que elas querem? O que elas precisam? Quem são as pessoas importantes para elas? E para isso é importante ter um método, não apenas definir ações com base em data e brindes. 

Em algumas pesquisas de clima ou engajamento os profissionais chegam a comentar sobre o que é importante para eles, porém muitas empresas ignoram isso. 

Pessoas não são como fraldas descartáveis, elas são importantes para os negócios, ao mesmo tempo elas possuem sonhos e mais do que nunca esse novo contexto requer que as empresas façam ações com propósito e com sentido. 

Espero que esse artigo faça muito sentido para você, principalmente, se estiver envolvido com ações de endomarketing e que todas as ações da sua empresa tenham significado para as pessoas. 

Rituais de endomarketing: cuidado para não perder o sentido!

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