Técnica infalível de liderança para aumentar o engajamento da equipe

25/04/2024

Engajar profissionais está na lista de prioridades de gestores e líderes de todos os lugares do mundo e nesse artigo vou revelar uma técnica bem simples que você pode aplicar no seu dia a dia para conquistar mais engajamento da sua equipe

Essa técnica é apresentada em muitos dos meus programas de desenvolvimento de lideranças, e, já implementei em vários clientes nos processos de mentoria, pois de fato é extremamente efetiva, funciona e traz resultados. 

O engajamento não tem a ver com presentear os profissionais e/ou realizar almoços e cafés para a equipe, ou ainda, sobre ter um local divertido e bonito. 

Engajamento tem relação direta com a liderança. Mais de 70% dos profissionais que pedem demissão de uma determinada empresa, o fazem por conta de uma liderança fraca e/ou que não está preparada para realizar a gestão de pessoas. Às vezes é aquele líder que está tão focado na operação, que esquece de conhecer as pessoas, ou simplesmente, ouvir as pessoas do seu time. 

Pode ser que esse líder até seja uma boa pessoa, mas infelizmente não sabe comunicar suas ideias, não sabe delegar, tem dificuldades de dar feedback (dizer o que precisa ser dito), acha difícil lidar com as diferentes gerações e com conflitos, ou ainda, acredita que não tem tempo para fazer a gestão de pessoas. 

Entretanto, ao pensarmos num negócio de forma estratégica, quando o profissional pede demissão, a empresa tem um alto custo para contratar um novo profissional e gasta uma energia que poderia alocar em “geração de resultados”. Geralmente, o processo de contratação de um novo profissional envolve: buscar profissionais no mercado, realizar inúmeras entrevistas, avaliar o perfil dos candidatos de forma técnica, validar o perfil do profissional com os valores da empresa etc. Ou seja, o custo envolvido nessa operação é alto e nem sempre o novo candidato conseguirá dar conta das atividades e/ou dará certo na empresa. Cada nova contratação é uma aposta. 

Nesse sentido, costumo dizer que as lideranças deveriam passar mais tempo olhando para si e melhorando a si mesmo: O que eu preciso fazer para me tornar um líder melhor? O que eu faço bem e devo manter? O que eu preciso aprender?

Às vezes o problema de muitas empresas não é sobre “não ter pessoas para ocupar as funções”, mas sim sobre melhorar a própria liderança para manter a equipe. Eu canso de ouvir: "o nosso RH não consegue contratar boas pessoas", porém muitas vezes o que falta é o desenvolvimento da liderança para manter as pessoas. 

Para ser um líder que entende de gente (da psicologia da liderança, ou seja, as razões pelas quais as pessoas têm determinados comportamentos, o que motiva cada profissional), e ainda, sabe gerar resultados, é importante que haja um desenvolvimento contínuo e que o líder se permita utilizar técnicas e ferramentas conforme o contexto apresentado. 

Tem líderes que ainda pensam que as soluções surgirão de forma automática, que as coisas vão se resolver de forma natural. O que vivenciamos na prática é muito diferente, cada vez mais percebemos a importância do líder se instrumentalizar, ter acesso a ferramentas de quem já liderou equipes e que funcionam. 

Há aproximadamente cinco anos atrás criei uma técnica, que denominei de técnica da folha, coloquei esse nome bem simples, porque realmente se trata de pegar uma folha A4 e utilizá-la como instrumento para uma conversa estruturada com cada um dos profissionais da equipe. 

Uma das melhores formas de aumentar o engajamento das pessoas é a comunicação da liderança, de uma forma estruturada e com intencionalidade. Logo, a técnica da folha A4  permite realizar essa comunicação intencional. 

O objetivo da técnica é conhecer o profissional da equipe, ter o reconhecimento de como o profissional se percebe, e ainda, ajudar o profissional a construir o seu caminho de crescimento dentro da empresa. 

Ok, e como a técnica funciona?

  • É muito simples, inicialmente você informa todos os profissionais da equipe sobre uma nova prática que adotará com a equipe. Você pode até colocar um nome para essa conversa individual, por exemplo: conversa um a um, conversas de aprendizagem, bate papo individual etc. 
  • Você distribui para cada pessoa uma folha A4 e pede que nessa folha os integrantes da equipe escrevam os seus pontos fortes, os seus pontos de melhoria, e os seus objetivos. Caso você acredite que é melhor já ter esses tópicos anotados, pode desenvolver um quadro. 
  • Você pode sugerir que os profissionais levem essa folha para casa e/ou escrevam num momento em que estiverem com a cabeça mais liberada, e você organiza um cronograma de conversa com cada profissional. O ideal é que essa reunião seja num momento em que você possa realmente estar disponível para conversar com o profissional. 
  • Nessa conversa você deve iniciar perguntando como a pessoa está e como foi para ela realizar essa atividade. Depois, você deve pedir para que a pessoa comente sobre seus pontos fortes, e conforme ela for falando, você pode acrescentar exemplos, situações nas quais você enxerga aqueles pontos fortes, no sentido de validar o que o profissional trouxe. Assim como no caso dos pontos de melhoria. Caso o profissional traga pontos que você não concorda, é importante que você possa sinalizar o seu ponto de vista com muita educação e respeito, informando que você percebe de uma forma diferente e nesses casos é importante trazer exemplos. 
  • Em todos os momentos dessa conversa, você, enquanto líder, deve enfatizar que essa conversa tem o objetivo de promover o crescimento, o amadurecimento da equipe e a sua preocupação genuína em olhar para cada pessoa, pensando no crescimento das pessoas e da empresa.
  • No final da folha o profissional terá escrito os seus objetivos, e nesse ponto está uma grande oportunidade de você demonstrar como a empresa pode auxiliar o profissional a atingir seus objetivos. Aqui também entra o convite para que você, líder, ajude o profissional a construir um plano de ação. 
  • O que eu costumo recomendar, é que esse plano de ação tenha no máximo 3 ações com datas (prazos) e que sejam ações tangíveis, ou seja, que possam ser executadas e acompanhadas. 

Convido você a testar a técnica da folha com a sua equipe. Tenho certeza que assim como outros líderes mentorados meus, você terá muito sucesso!

Agora, se você quer se tornar um grande líder, ter resultados consistentes, crescer na sua carreira, o meu convite é que você venha para o Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores! Estamos na nossa 25a. turma com aulas on-line e ao vivo. 

A nossa próxima turma está confirmada e inicia no dia 13 de maio de 2024, é um programa 100% on-line e com aulas ao vivo, para que você se desenvolva e consiga falar e ser compreendido pela equipe, dar feedbacks sem receio de magoar os profissionais, aprenda a delegar e nunca mais se sinta sobrecarregado, além de aprender técnicas para contratar da forma correta, desenvolver pessoas, e formar grandes equipes. 

Acompanhe mais dicas:

Ps.: Se você implementar a técnica da Folha, por favor, me escreve para eu saber dos teus resultados!

Técnica infalível de liderança para aumentar o engajamento da equipe

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?