Um convite para repensar as práticas de endomarketing da sua empresa!

05/06/2023

Endomarketing é muito mais do que presentear as pessoas ou fazer eventos divertidos. É preciso entender de gente para construir uma boa estratégia de endomarketing. 

Ações isoladas não costumam apresentar resultados consistentes. É preciso que os líderes também estejam envolvidos com as ações realizadas e tenham comportamentos e atitudes condizentes com a valorização e o reconhecimento do ser humano. 

Muitos profissionais de recursos humanos ou marketing costumam se entusiasmar ao desenvolverem um brinde com a marca da empresa, entregar um cupcake personalizado, brigadeiros ou qualquer outro tipo de doce. Aliás, muitos profissionais continuam insistindo em ações que envolvem açúcar. Fico me perguntando o que as pessoas querem “amortecer” ou que tipo de prazer imediato querem proporcionar? 

O fato é que não é sobre isso. 

Você precisa olhar as pessoas na sua essência, entender que elas trabalham por algum motivo, algumas por ambição, outras para conquistarem condições melhores, outras para “pagar contas”, outras se jogam no trabalho para não ter que lidar com as próprias emoções ou com os problemas (é um tipo de fuga). 

Se você realmente quer ajudar as pessoas a se desenvolverem e crescerem, uma estratégia de endomarketing precisa ir além dos doces e das datas comemorativas.

O que mais escuto nas empresas é que as pessoas estão desmotivadas, ansiosas, que a rotatividade está alta, que está difícil de contratar pessoas etc.

Será que não precisamos ter outro olhar sobre o que está acontecendo? 

Às vezes precisamos olhar para a nossa equipe com outro olhar, fazer uma pausa, perceber o que não está na superficialidade, parar com ações manipulativas, para então pensar em estratégias inteligentes que devem ser adotadas. Uma profissional mãe dificilmente estará motivada se o seu filho estiver doente ou enfrentando problemas na escola, assim como um jovem poderá se demonstrar distante quando perceber que fez a escolha errada da faculdade, entre outras situações. Lembre-se que não há como separar a vida pessoal da vida profissional. O profissional que atua na sua empresa é um só, se ele tiver que representar um papel na vida pessoal e outro na profissional a energia desperdiçada será gigantesca. 

A chave para entender de gente é passar a observar mais as pessoas, se importar com o que elas sentem, e entender o que tem valor para elas. Não adianta encher as pessoas de brindes e presentes, se elas viverem para o trabalho, conectadas 24 horas em seus celulares e computadores. Talvez, o maior presente que você pode dar para as pessoas é deixá-las voltar para casa, é ajudá-las a ter um equilíbrio, menos celular ou telas e mais conexão real. Talvez ao invés do presente de aniversário, presentei as pessoas com folgas para que possam passar mais tempo com as pessoas especiais e importantes da vida delas. 

Esse artigo é um convite para que você possa refletir sobre as ações que vem aplicando na sua empresa. 

                   

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